sexta-feira, 3 de maio de 2019

DIVULGAÇÃO: Chamada de Artigos composição do dossiê "Práticas Médicas e Terapêuticas"

PUBLICADO EM 03/05/2019

Dossiê "Práticas Médicas e Terapêuticas"
+ Fluxo Contínuo

Chamada de Artigos (Temáticas, n. 55, 1º semestre de 2020)

Organizadoras: Diadiney de Almeida (Professora, Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro) e Astrid Dahhur (UCA)
***
A revista Temáticas comunica a abertura, de 15 de abril a 30 de junho de 2019, da chamada de artigos para a composição do dossiê "Práticas Médicas e Terapêuticas".

***
A medicina ou biomedicina devido ao desenvolvimento dos conhecimentos científicos e do acompanhamento intermitente dos Estados derivou em um processo de medicalização nas Américas que continua até os dias de hoje assim como também é possível verificar a permanência de conhecimentos e práticas de curas populares. Nos últimos vinte anos, numerosos trabalhos têm se dedicado a esta temática a partir de diferentes disciplinas. 
É necessário explicar como a biomedicica se inseriu na vida da população assim como suas consequências têm sido motivo de interesse no mundo acadêmico. Porém, abordar este fenômeno nos leva a questionar o que havia antes, durante e ainda persiste em meio ao processo de medicalização na sociedade como forma de combater a enfermidade. 
Neste dossiê, propomos reunir uma série de trabalhos que permitam investigadores de distintas disciplinas contribuir na compreensão dos saberes e práticas de identificação de enfermidade e de suas curas. Neste sentido, convidamos a publicar a todos aqueles que desenvolvam estudos sobre essa temática a partir de diversas perspectivas. Ensejamos um dossiê interdisciplinar que ajude a compreender os múltiplos contextos e fenômenos ligados à saúde e às enfermidades. 
Entendemos que pesquisas sobre todas as experiências em torno das curas envolvendo as medicinas tradicionais, as doenças, a biomedicina, a epidemiologia, o curandeirismo, os preparos de remédios, as ervas, as instituições médicas entre outras ajudam a configurar uma interpretação mais coesa da realidade social, política e cultural das populações das Américas.
Ou seja, a partir desta perspectiva buscamos análises das multiplicidades de saberes, práticas, representações e discursos que englobem narrativas de sofrimento em torno das doenças e males assim como das mais diversas formas de curar. Nosso objetivo, portanto, é reunir trabalhos que mostrem e analisem estas questões em diferentes regiões das Américas. 
Desta forma entendemos que podemos nos aproximar de uma compreensão do funcionamento das estruturas da sociedade atendendo ao comportamento sobre a saúde e as enfermidades que lhes aflige. 
É assim que pensamos desenvolver uma área de intercâmbio que possibilite visibilizar os estudos e os sujeitos históricos envolvidos nas linhas de investigações recentes ligadas aos conhecimentos de cura. Entendemos que mediante a análise de discursos, comportamentos, instituições, representações podemos chegar a identificar e compreender um pouco mais de diversos grupos sociais como médicos, curandeiros, benzedeiras e tantos outros sujeitos envolvidos no universo das curas.
***
Prazo de Submissão para o dossiê: 30 de junho de 2019.
Trabalhos completos devem ser submetidos exclusivamente por meio de nossa plataforma OJS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário