sexta-feira, 3 de maio de 2019

O crédito comercial e a origem do dinheiro de crédito em Marx

PUBLICADO EM 03/05/2019

Com o desenvolvimento do modo de produção capitalista, o sistema de crédito é amplamente potencializado, facilitando a circulação das formas do capital portador de juros. O sistema de crédito auxilia a circulação do valor-capital e o dinheiro de crédito surge na circulação como o principal “signo da circulação creditícia”.

O objetivo desse artigo é mostrar como as potencialidades do sistema de crédito analisado por Marx em O Capital possui sua gênese na circulação do crédito comercial. Abstraindo-se a ligação do sistema de crédito com o crédito estatal, Marx começa, portanto, sua análise do sistema de crédito desvendando a circulação do crédito meramente comercial.

A circulação creditícia tem origem na determinação do dinheiro enquanto meio de pagamento sem, no entanto, confundir-se com ela, pois o dinheiro de crédito que surge neste tipo de circulação exerce as funções de dinheiro e capital. O duplo caráter do dinheiro de crédito manifesta-se pela forma como o capital de empréstimo movimenta-se na circulação capitalista como um todo.


MOEDA E CRÉDITO EM RUDOLF HILFERDING O DEBATE QUE ANTECEDE O CONCEITO DE CAPITAL FINANCEIRO – RENAN FERREIRA DE ARAUJO



Nenhum comentário:

Postar um comentário