terça-feira, 6 de agosto de 2019

Circuitos da economia urbana

Dos circuitos da economia urbana aos circuitos de fluxos sócioespaciais: a indústria têxtil de são Bento, Paraíba, Brasil.


Publicado em: 06/08/2019


Resumo

São Bento, Paraíba, é o maior produtor do Brasil, com 12 milhões de redes de dormir ao ano. Logo, consumiu 18 milhões/kg de fio ao ano, em 2010. Com 300 empresas informais e 70 formais, suas redes são vendidas nos países da América Latina, da Europa, da África e da Oceania. 

Em 2010, entrevistamos empresários da indústria têxtil local, tanto dos circuitos inferiores quanto do circuito superior secundário.  Assim sendo, objetivamos o seguinte problema: É possível o circuito espacial de produção ser um elemento identificador e diferenciador dos circuitos de fluxos sociais? 

Admitimos, assim, que os circuitos, inferiores e superiores, diferenciam-se pelo circuito espacial da produção, em que realizam seus processos de produção e reprodução. Portanto, estas interações revelam que há não apenas interações entre circuitos distintos, isto é, entre o circuito inferior e o superior, mas dentro de cada subsistema do sistema espacial existente. 

Palavras-chave: Circuitos da economia urbana. Circuitos inferiores. Circuitos superiores. Indústria têxtil. Circuito espacial da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário