terça-feira, 1 de outubro de 2019

A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local

AMARAL FILHO, Jair do. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e políticas públicas, n. 23, 2009.

Resumo




É hoje bastante conhecido o processo de endogeneização nas teorias macroeconômicas de crescimento. Esse processo, todavia, é bem menos conhecido no campo das teorias de desenvolvimento econômico regional, embora tenha sido muito importante. 
Sem a pretensão de esgotar o assunto, este trabalho investiga o exercício realizado pelos pesquisadores no sentido de endogeneizar o desenvolvimento regional e de apontar novas estratégias de desenvolvimento regional e local. 
Na investigação procurou-se estabelecer uma ponte entre autores da corrente da economia imperfeita, que romperam com a “teoria da localização tradicional”, e os autores evolucionistas e institucionalistas, os quais se debruçaram nos estudos dos novos fenômenos e modelos de desenvolvimento regional e local, tais como os dos distritos industriais. 
O objetivo é verificar as novas formas de desenvolvimento local e regional, bem como os instrumentos de ações públicas e privadas.


Palavras-chave: ENDOGENEIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL E LOCAL



Texto completo: PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário