sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

REVISTA FACES DA HISTÓRIA: ARTIGO SOBRE O COOPERATIVISMO EM ITAÚ/RN

A revista Faces da História acaba de publicar o V.6, N.2 – a nova edição está nas nuvens:

Facebook

Instagram

Website da Faces da História

ARTIGO PUBLICADO:

Cooperativismo em Itaú/RN: a contribuição da Coapil para o desenvolvimento a partir da percepção dos Associados e Cooperativados


AUTORES:
Aysla Gabriela Lopes da Silva
Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Boanerges de Freitas Barreto Filho
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumo

O cooperativismo pode desempenhar papel relevante para a superação de dificuldades socioeconômicas vivenciadas por amplo contingente populacional em diferentes espaços geográficos, consubstancia-se como uma alternativa para promover a inserção econômica de grupos socialmente vulneráveis e para ocupação de nichos mercadológicos. Evidências históricas indicam que o município de Itaú/RN já contou com, provavelmente, a cooperativa mais importante do Alto Oeste Potiguar. Esta pesquisa tem como objetivo “Identificar as contribuições da COAPIL (Cooperativa Agropecuária de Itaú Ltda.) para o Desenvolvimento de Itaú/RN, a partir da percepção dos agentes diretamente envolvidos”. Para tanto o trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica e através de levantamento no que restou do acervo documental da Cooperativa, além de pesquisa de campo e realização de entrevistas com 17 integrantes da Cooperativa (sócios e trabalhadores mais antigos e que ainda residem no município de Itaú/RN).
Palavras-chave: Cooperativismo, Emprego e renda, Relações de trabalho, Desenvolvimento

Como Citar:
BARRETO FILHO, B. DE F.; SILVA, A. G. L. DA. Cooperativismo em Itaú/RN. Faces da História, v. 6, n. 2, p. 478-495, 16 dez. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário