sábado, 4 de abril de 2020

CENÁRIO ECONÔMICO: O QUE TEREMOS NO PÓS COVID-19?

O custo fiscal do 'enfrentamento' da pandemia não tem como ser estimado com precisão, mas é provável que supere a casa do trilhão.

O montante gigantesco de recursos que deve ser mobilizado, através da ampliação da Dívida Pública, implicará na tomada de decisões, ainda por parte dos atuais ocupantes do Palácio do Planalto, para o 'equacionamento' do problema fiscal.

O que se pode esperar para o cenário econômico pós COVID-19?

Não é desconhecido que o grupo condutor da Política Econômica (PE) se intitula liberal (ou neoliberal). Na verdade, o condutor-mor da PE, Sr. Paulo Guedes, é a personalização do capital financeiro, cuja agenda é bem conhecida.

Assim, as propostas que serão defendidas para o 'equacionamento' do problema fiscal podem ser antecipadas com razoável possibilidade de acerto:

- a justificativa para radicalizar o processo de privatizações será, provavelmente, a primeira 'providência' que a equipe econômica apresentará;

- se buscará a ampliação da abertura comercial e financeira da economia para se atrair o 'interesse' do capital financeiro;

- se processará o desmantelamento completo da legislação protetiva do mercado de trabalho [ação já em processo adiantado];

se executará o desmantelamento completo da rede de proteção social. Dirão que o 'custo' não será possível de ser suportado pelo combalido erário público;

- os juros serão aumentados. Ter-se-á como 'justificativa' a existência de pressões inflacionárias, mas a real motivação será a viabilização de ganhos extraordinários para a elite financeira.

Creio que o otimismo para que o Brasil se torne um país 'melhor' no pós COVID-19, com mais solidariedade, etc. não se sustentará frente a dureza da realidade.

Além das perdas humanas que serão muito mais expressivas nos estratos sociais mais vulneráveis, o pós COVID-19 será caracterizado pela superexploração do trabalho e a consequente piora na distribuição de renda. 

Nada de novo ocorrerá: pobres serão mais pobres; ricos serão mais ricos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário