segunda-feira, 4 de maio de 2020

GASTOS PÚBLICOS E CRESCIMENTO ECONÔMICO

INFLUÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

RESUMO 

O presente trabalho tem o intuito de explanar o tema dos gastos públicos e sua relação com o crescimento econômico, trazendo uma revisão da literatura nacional, da internacional e uma análise da influência de algumas despesas por função sobre o crescimento econômico nos municípios cearenses. Tais despesas seriam com: administração e planejamento; legislativo; custeio com pessoal; assistência e previdência social; e saúde e saneamento. 

Para essa análise, foram utilizados dados em painel de uma amostra de 73 municípios dos 184 municípios cearenses no período de 2002 a 2005, em uma abordagem dinâmica de acordo com Arellano Bond (1991). E como modelo teórico, adotou-se uma extensão da função de produção de Barro (1990). 

Seu objetivo é justamente tentar encontrar para os municípios cearenses, quais tipos de gastos estariam influenciando seu crescimento econômico (PIB per capita municipal). 

Os dados em estudo foram obtidos junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, e ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. 

Palavras-chave: finanças públicas; gastos públicos; crescimento econômico; PIB e municípios cearenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário