quinta-feira, 9 de julho de 2020

EXPERIÊNCIAS DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO CE E PB

CONSÓRCIO PÚBLICO: UM MODELO DE GESTÃO APLICADO NA SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO DE JUAZEIRO DO NORTECE

A gestão em Saúde Pública passa por inúmeras dificuldades e enfrentar as limitações dos recursos é o maior desafio do gestor, que diante de um ambiente de demandas reprimidas por serviços públicos, especialmente as de caráter essencial, como a saúde, vê-se instigado a fazer projetos em que recursos sejam aproveitados racional e economicamente. 

Os consórcios (Lei 11.107/2005) surgem como alternativa de cooperação federativa de fortalecimento da gestão para o desenvolvimento de ações conjuntas e de objetivos de interesse comum, visando melhoria da eficiência da prestação dos serviços públicos. 

Pela ousadia em inovar na gestão da saúde pública, este trabalho tem o objetivo de apresentar o modelo de uma administração consorciada na saúde pública, através do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Juazeiro do Norte, ofertando serviços especializados na área médica, através da Policlínica e serviços odontológicos, através do Centro de Especialidades Odontológicas Regional, a uma população estimada em 412.620 habitantes. O Estado do Ceará, os municípios de Barbalha, Granjeiro, Missão Velha, Jardim, Caririaçu e Juazeiro do Norte são membros federativos consorciados desse modelo.


----------------------------------------------------------------------------------------------

OS CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO CONTEXTO DA GESTÃO PÚBLICA: A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO CURIMATAÚ E SERIDÓ PARAIBANO

Este estudo tem como objetivo analisar a utilidade social do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó Paraibano na gestão pública. Quanto ao método, utilizou-se pesquisa bibliográfica documental. Para a análise dos dados, foram desenvolvidos modelos de análise. Como resultado, verificou-se sua utilidade social na gestão pública bem como os componentes de interação de mecanismos que por características próprias evidencia os pressupostos de eficiência e efetividade no controle da administração do consórcio.


Novos Formatos Organizacionais

aqui

Acervo do CONSAD

aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário