sábado, 31 de outubro de 2020

DIVULGAÇÃO: Chamada para submissões - Dossiê História Ambiental do Brasil Republicano: políticas ambientais, historiografias e mundo natural

 A Faces da História informa que está aberto o prazo para a submissão de artigos para o dossiê História Ambiental do Brasil Republicano: políticas ambientais, historiografias e mundo natural até o dia 14 de janeiro de 2021. O dossiê é organizado por Roger Domenech Colacios (Pós-doutor em História Ambiental - UNESP -Assis/2017 e Docente da Universidade Estadual de Maringá - UEM) e Marcio Henrique Bertazi (Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental – USP e Professor substituto na Faculdade da UnB de Planaltina - FUP).

A proposta pretende selecionar textos que reflitam historicamente sobre a política ambiental brasileira no período republicano (1889-2020). Em 2021 a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n.º 6938/1981) completará 40 anos. Ao longo do período republicano o Brasil aprimorou diversos aparatos técnicos e legais cujos dispositivos desdobraram-se amplamente, do uso e ocupação do solo a diversas propostas de conservação da natureza. Neste longo contexto, uma miríade de compreensões a respeito das relações entre a sociedade brasileira e o seu meio ambiente foi gradativamente incorporada; compreensões que atravessam não apenas o acelerado desenvolvimento citadino, mas também a histórica relação do país com a agricultura. A visão de uma natureza integrada exclusivamente ao setor econômico passou a ser acompanhada também, sobretudo a partir do último quartel do século XX, com uma série de outras relações possíveis, como o bem-estar social, a conservação e preservação da biodiversidade, entre outros. Com a intensificação do projeto neoliberal nos anos mais recentes, parte considerável da política tem sido fragilizada com velocidades não raro superiores à capacidade legisladora de compreender o processo. Este dossiê pretende trazer a contribuição de pesquisas que atuem em temas relacionados à questão ambiental que dialoguem na perspectiva da historiografia e do mundo natural, em suas mais diversas manifestações: instituições públicas e privadas, governos, legislação, políticas ambientais, relações internacionais e demais temas afins que possam contribuir com a problematização proposta.

Artigos e resenhas deverão ser submetidos exclusivamente pelo site da Faces da História. Para ter acesso às nossas normas de publicação e às diretrizes para autores, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário