segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Território da mesorregião geográfica Sudeste Paranaense: o escopo e a espacialidade dos indicadores sociais e educacionais

 

Resumo


Este artigo se fundamenta na área do desenvolvimento regional, baseada em análises no escopo dos indicadores sociais e educacionais, nos delimites do território da Mesorregião Geográfica Sudeste Paranaense. Porquanto, a análise na espacialidade é sobre os dados divulgados nos três últimos Censos do IBGE (1991-2000-2010). De tal modo, esse Território é configurado por 21 municípios, foco do estudo, que está dividido geograficamente em quatro microrregiões: 1) Microrregião Geográfica Prudentópolis. 2) Microrregião Geográfica Irati, 3) Microrregião Geográfica União da Vitória e; 4) Microrregião Geográfica São Mateus do Sul. 

Essa microrregião se caracteriza por possuir: baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), grande número de beneficiários da política pública do Programa Bolsa Família (PBF), baixo dinamismo econômico na geração de emprego e renda, pouco dinamismo industrial e tendo como principal atividade econômica a exploração agropecuária, principalmente, em atividades associadas à agricultura familiar O método aplicado é o exploratório-descritivo, tendo como base a coleta dos dados divulgados pelos censos, na apreciação do recorte territorial. Conclui-se, na apreciação que a espacialidade territorial passa por uma evolução medida e observada em porcentagens, visto que os indicadores educacionais revelam na análise territorial, a contribuição para o desenvolvimento social e comunitário na mesorregião geográfica Sudeste Paranaense.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário