quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Divulgação de dossiê: As questões ambientais pela perspectiva das ciências sociais

 Dossiê "Processos, conflitos e desafios: as questões ambientais pela perspectiva das Ciências Sociais"


Chamada de Artigos (Temáticas, n. 58, 2º semestre de 2021)

Organizadores: Prof. Roberto Luiz do Carmo (Professor do Departamento de Demografia IFCH/UNICAMP e Pesquisador do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”), Tathiane Mayumi Anazawa (Pós-doutoranda - Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais LiSS/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE), Kelly Cristina de Moraes Camargo (Doutoranda em Demografia em IFCH/UNICAMP), Augusto Frederico Junqueira Schmidt (Mestrando em Demografia em IFCH/UNICAMP).

***


A revista Temáticas tem a satisfação de comunicar que está aberta a chamada de artigos para a composição do dossiê Processos, conflitos e desafios: as questões ambientais pela perspectiva das Ciências Sociais. 
 

O dossiê tem como objetivo reunir contribuições que dialoguem com o caráter interdisciplinar que informa em grande medida a área mais conhecida como “Pensamento Social no Brasil”, dedicada a estudar as interpretações sobre o país. A aposta principal é a de explorar e confrontar o vasto repertório cognitivo da área com dilemas que vêm nos interpelando na contemporaneidade. Haja vista o contexto social e político mais imediato, acreditamos que as reflexões levadas adiante pelas/os pesquisadoras/es da área podem oferecer chaves de leitura e hipóteses que permitam avançar na compreensão dos acontecimentos históricos em curso. Nesse caso, reforçamos que objetos de pesquisa que, a princípio, podem não ser entendidos como eminentemente sociológicos – como obras pictóricas e escultóricas, textos ficcionais, poesia, canções, dentre outros – podem ser mobilizados para “interpretar as interpretações” sobre nossa vida social.

A questão ambiental vem ganhando destaque no Brasil, e o enfoque está, sobretudo, na ocorrência do que tem se chamado de desastre. Eventos como o rompimento das barragens de rejeitos nos municípios mineiros de Mariana e de Brumadinho, e a contaminação por petróleo no litoral nordestino em 2019 causaram enormes impactos socioambientais e exigem uma abordagem das ciências sociais. Ademais, as queimadas e o desmatamento têm voltado aos holofotes, pois apesar desses fenômenos serem persistentes no país, nota-se que a incidência dos mesmos aumentou intensamente desde 2019, e a Amazônia e o Pantanal sofrem de forma acentuada com a devastação.

Nesse âmbito, nas décadas recentes houve a consolidação da sociologia dos desastres, a qual analisa as consequências dos eventos ambientais para a estrutura e dinâmica social, considerando que os grupos populacionais estão inseridos em contextos econômicos, territoriais e institucionais, que foram historicamente construídos. Mas não são apenas esses grandes e alarmantes eventos que interferem nos riscos aos quais as sociedades estão expostas. A configuração de vulnerabilidades socioambientais se refere também as características das condições de vida dos grupos sociais, como, por exemplo, diferenciais de acesso à água encanada, a existência ou não de esgotamento sanitário, níveis de poluição do ar, solo e água, e a presença de vetores de doenças.

A partir das questões apontadas, os organizadores do dossiê convidam toda a comunidade acadêmica a contribuir com artigos que considerem as questões ambientais a partir da perspectiva das ciências sociais. A proposta é refletir sobre os processos, os conflitos e os desafios que perpassam as questões ambientais. Isto é, nos interessa estudos teóricos, assim como resultados de pesquisas que utilizem diferentes metodologias, desde levantamento de dados primários, até análises de dados secundários, bem como resenhas de obras que se debrucem sobre as diversas nuances da relação entre população e ambiente, tais quais os desastres socialmente construídos, a incidência de queimadas e desmatamentos, e a análise das condições de vida da população nas áreas rurais e urbanas.

***

Prazo de Submissão para o dossiê: 31 de janeiro de 2021.

Trabalhos completos devem ser submetidos exclusivamente por meio de nossa plataforma OJS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário