quinta-feira, 12 de novembro de 2020

MANDIOCA E SEUS DERIVADOS

Resumo: 

Em 2019, o Brasil produziu 18,9 milhões de toneladas de raiz de mandioca, gerando um Valor Bruto da Produção de R$ 9,23 bilhões. A situação de pandemia enfrentada desde março fez cair o processamento de raiz de mandioca para farinha e fécula de março até maio, em função das restrições do isolamento social.

O consumo aparente de fécula até maio foi 11% menor que o de 2019, o segundo pior da série histórica, gerando excedente no mercado interno e favorecendo as exportações, que cresceram 66% no semestre. Há incertezas quanto à retomada do consumo, pois a produção industrial deve se recuperar lentamente e a longo prazo. 

O Nordeste é a terceira maior região produtora de raiz de mandioca, tendo na fabricação de farinha uma atividade tradicional, também bastante afetada em 2020 pela pandemia. O presente trabalho mostra uma breve conjuntura de produção, mercado e recomendações que objetivam provocar os diversos atores para melhoria dos indicadores econômicos dos segmentos de produção e de processamento de mandioca. 

Palavras-chave: farinha; fécula; raiz; mercado.

AQUI

Caderno Setorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário