quarta-feira, 14 de abril de 2021

DIVULGAÇÃO: CHAMADA DE ARTIGOS - Dossiê: Atualidade política da Teoria Crítica

Período para submissão de artigos: 1° de abril de 2021 – 31 de julho de 2021

Organizadores: Benjamin Bunk (Universidade de Jena e Universidade de Giessen, Alemanha); Emil A. Sobottka (Pucrs)

MAIS INFORMAÇÕES: AQUI

A teoria crítica moldou toda uma época do pensamento acadêmico na Alemanha e muito além dela, e muito fortemente também no Brasil. A edição temática proposta gostaria de assumir essa importância para o debate das ciências sociais brasileiras e colocar em discussão no Brasil contribuições internacionais de ampla repercussão (por exemplo, Rosa, Jaeggi, Fraser, Geuss) para um diálogo com variantes nacionais. Pretende, ademais, dialogar também com proposições teóricas focadas na diferença e na decolonialidade. 

Ao mesmo tempo, surge ocasionalmente a acusação de que a Teoria Crítica, apesar da autodefinição de querer ser um paradigma de ciência e pesquisa voltado para a "emancipação",[1] pouco teria a dizer sobre a política atual.[2] Neste contexto, a questão que se coloca às contribuições mais recentes de uma nova Teoria Crítica é se elas têm algo relevante a contribuir - e se tiver, o que seria - para a análise das turbulentas transformações sociais, o surgimento dos nacionalismos e populismos, mudanças climáticas e pandemias. Se elas podem contribuir para diagnósticos adequados e perspectivas fundadas no atual contexto de descrédito e, em boa medida, crescente ameaça às tênues conquistas emancipatórias e à democracia.

[1]HORKHEIMER, Max. Traditionelle und Kritische Theorie: Fünf Aufsätze. Frankfurt am Main: Fischer, 1992.

[2]Sobre a discussão atual, ver: BOHMANN, Ulf; SÖRENSEN, Paul. Kritische Theorie der Politik. Berlin: Suhrkamp, 2019. (Suhrkamp Taschenbuch Wissenschaft, 2263).

Nenhum comentário:

Postar um comentário