O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu 112 licenças para Parques Eólicos em 2011.
O diretor geral do IDEMA, Marcelo Toscano, lembrou que o órgão ambiental tem o dever de garantir o desenvolvimento econômico do Estado, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável. Para tanto, precisa fazer cumprir a legislação ambiental.
Apesar de serem empreendimentos considerados de baixo impacto para o meio ambiente é preciso levar em consideração diversas condicionantes para a instalação dos mesmos. “O IDEMA precisa ser criterioso nestas avaliações.
Além de cuidar do licenciamento, o IDEMA vem conversando com os responsáveis pelos empreendimentos de Energia Eólica para incluir mão de obra local na construção civil. A direção do órgão também está recomendando o investimento em capacitação das comunidades do entorno dos Parques.
O IDEMA está em entendimento com uma empresa que trabalha com energia eólica para desenvolver projeto de educação ambiental nos ecopostos do órgão espalhados no Estado. Entre as cidades que estão sendo procuradas para receber Parques Eólicos estão João Câmara, Pedra Grande, Parazinho, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Galinhos, São Miguel do Gostoso e Guamaré.
Fonte: Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário