sábado, 17 de setembro de 2011

A importância da UFERSA para o RN

Quando o governo federal anunciou que iria expandir a UFERSA ocorreu uma verdadeira batalha entre alguns municípios potiguares que pleitearam o investimento.

Não deveria ter prosperado discussões bairristas se Apodi, Caraúbas ou Pau dos Ferros reunia ou não as melhores condições técnicas para receber a Universidade.

Asseguro que os três municípios, além de outros, carecem deste tipo de investimento. Ademais, o montante financeiro requerido ao MEC para implantação destes campi é relativamente pequeno frente aos nefastos indicadores socioeconômicos do Alto Oeste Potiguar. Para uma região que nunca recebeu investimentos significativos até que é pouco para se pedir.

Não partilho com a idéia de que haja algum impedimento de ordem técnica. O que tecnicamente poderia ser considerado como impedimento? Os municípios de Apodi e Caraúbas são muito próximos? E daí. Tenho certeza que não faltariam alunos para nenhum dos cursos oferecidos, pois o que falta realmente em nossa região é vaga no ensino superior e não existe outro mecanismo para superação de nosso atraso senão a garantia de acesso a educação de qualidade para os nossos jovens.

Reitero, a educação é o único caminho para mitigação do atraso que assola esta região e não existe, a meu juízo, nenhum óbice em se implantar mais campus da UFERSA nos municípios potiguares.

Querendo sempre se conseguirá encontrar alguma justificativa para não fazer mais e melhor para o povo potiguar. A nossa história recente revela o quão somos preteridos nos grandes projetos idealizados pelos tecnoburocratas de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário