domingo, 16 de outubro de 2011

Revista Econômica do Nordeste: estudos de economia e desenvolvimento regional


A Revista Econômica do Nordeste (REN) interessa a quem pesquisa, ensina, estuda, na graduação ou pós-graduação, ou trabalha nas áreas de economia, desenvolvimento regional, sociologia, antropologia, administração, geologia, meio ambiente, ciências agrárias e urbanismo, dentre outras.

A publicação é editada desde 1969 sob a responsabilidade científica do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste. Entre seus assinantes encontram-se universidades, centros de pesquisa estatais e privados, autarquias e organizações não-governamentais do Brasil, América do Norte e Europa. Seu público é constituído, predominantemente, por professores e pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em economia e demais disciplinas.

Editada a cada trimestre, a REN recebe todo ano uma média de 70 trabalhos, embora publique, a cada número, 7 a 8 artigos científicos. Seu corpo de consultores é constituído por professores e pesquisadores de universidades de todo o país. Publica artigos originários de centros de pesquisa do Brasil e do exterior, com ênfase no desenvolvimento regional.

A revista está indexada no Dare Databank, da Unesco, em Paris, no Clase – Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales y Humanidades, do México – e no Public Affairs Information Service, Inc., de Nova Iorque. São atestados do seu nível de qualidade.

Antes de publicados, os artigos da revista são submetidos a três consultores, que emitem parecer sob o sistema blind review, mediante pelo menos dois pareceres favoráveis. Por este sistema, é mantido o anonimato dos autores, o que garante a isenção dos pareceres. Os trabalhos resultam de estudos e pesquisas. Guardam um linguajar científico, porém sem preciosismo acadêmico. Há oito anos adotou formato 28cm X 21cm, com projeto gráfico arrojado, de que resulta maior conforto na leitura, e foi rejuvenescida com capa em cores.

Na Revista Econômica do Nordeste há espaço para o artigo científico, comunicações de pesquisas em andamento, resenhas e opiniões. Trata-se, portanto, de um fórum de discussão dos problemas regionais, das soluções por adotar para demovê-los, de avaliação das políticas governamentais implementadas e de difusão do conhecimento para a sociedade.

Fonte: BNB.

A revista apresenta trabalhos sobre a economia nordestina que vem crescendo acima da média brasileira.

Clique no quadro para ver destaques
 
 Fonte do infográfico: Revista Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário