terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Imposto de Renda: Não caia na malha fina

Cair na malha fina do Imposto de Renda é um dos maiores medos do contribuinte brasileiro. Em 2010, 700 mil contribuintes tiveram que dar explicações à Receita e consertar erros de suas declarações. A melhor maneira para evitar este problema tributário é ter atenção na hora do preenchimento dos dados e não omitir nenhum rendimento ou bem.

“A dica para o contribuinte não cair na malha fina é que ele procure, na hora de fazer a declaração, reunir todos os documentos e procurar não omitir qualquer rendimento recebido”, explica Domingos Chiometo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Para conseguir identificar os erros das declarações, a Receita Federal faz o cruzamento de dados com outras declarações, com os informes de rendimento distribuídos por bancos e empregadores, declarações de serviços médicos (para checar se aquilo que foi deduzido é realmente o que foi pago), além da movimentação do cartão de crédito do cidadão.

Atenção na hora de preencher

Além de não omitir dados, é importante que o cidadão preencha o formulário com calma e tempo para conferências. Mesmo sem omitir dados, o contribuinte pode errar na hora de digitar as informações e acabar na malha fina na hora do cruzamento feito pela Receita Federal.

“Às vezes até a digitação gera o erro. A vírgula é fundamental na digitação. Se ela não for colocada antes dos valores do centavo, o sistema pode assimilar diferente.  Aí é capaz de se complicar e dar uma informação errada”, explica o contador.

Uma dica para evitar esse tipo de problema é conferir a declaração com os documentos que o contribuinte tem em mãos. Só depois de checar os valores e os bens declarados deve-se fazer a transmissão dos dados. Mas quem cometeu algum erro na declaração não precisa se desesperar. É possível fazer a correção (retificação, no termo utilizado pelos programas da Receita), de preferência até o mês seguinte ao prazo final da entrega.

Acompanhe o status da sua declaração

Depois de enviar a sua declaração para a base de dados da Receita Federal é possível ver o estágio de seu processamento, a liberação da restituição (caso tenha) e as eventuais pendências que fizeram com que ela caísse na malha fina. Visite a página do Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e faça o passo a passo para se cadastrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário