sábado, 31 de março de 2012

DIARIO DE NATAL: Unicat enfrenta falta de medicamentos // Atende 35 mil pessoas


Dos 118 medicamentos fornecidos pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), 15 estão em falta para distribuição gratuita à população que necessita. Em Natal, a unidade atende, em média, 35 mil pacientes de todos os lugares do Rio Grande do Norte. Porém, já faz alguns anos que as pessoas, que dependem do serviço, reclamam dos atrasos na distribuição de remédios. Dessa vez foram registradas, principalmente, a falta de diferentes tipos de toxina butolínica e de um composto chamado Alenea, para uso de pacientes asmáticos.

Em contato com a Unicat, a reportagem do Diário de Natal não pôde conversar com Telma Praxedes, diretora da entidade, que estava em viagem. Porém, segundo alegaram os funcionários da empresa, já foram homologados os pedidos e licitados para serem repostos em até 15 dias.

Segundo a Unicat, uma das dificuldades enfrentadas e que prejudica o abastecimento da unidade é o sistema Sismedex, utilizado para troca de informações com o Ministério da Saúde. Agora, com a implantação de um novo sistema, conhecido como Horus, a expectativa é de que haja um melhor da demanda no Estado por medicamentos. a comunicação com o Governo Federal e a discriminação dos relatórios, em consequência do uso dos medicamentos, serão lançados nesse novo sistema. (Alex Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário