quarta-feira, 30 de maio de 2012

previsão da BM&FBovespa é que juro baixo vai mudar cultura de investimento


Sílvio Guedes Crespo

O corte na taxa básica de juros tende mudar a cultura de investimento do brasileiro, na opinião do presidente da BMF&Bovespa, Edemir Pinto. Em entrevista ao Financial Times, ele se mostrou entusiasmado com esse movimento.

O FT disse que, segundo Pinto, a adoção de um regime de taxa de juros baixas “vai mudar as fundações das indústrias de finanças e investimentos (do País)”.

Pinto parece não acreditar em autonomia do Banco Central – e também não se preocupar com isso. Ele vê “um sinal muito forte de que o governo está determinado a trazer o juro básico a níveis mais civilizados”.

Leia abaixo trechos da entrevista do presidente da bolsa brasileira ao Financial Times.

“A cultura de poupança no Brasil é focada em investimentos de renda fixa. Isso pode mudar.”

“A decisão da (presidente) Dilma (Rousseff) de alterar as regras da poupança é histórica. Nós podemos interpretá-la como um sinal muito forte de que o governo está determinado a trazer o juro básico a níveis mais civilizados.”

“Diferentemente dos Estados Unidos e da Europa, onde as pessoas presenteia filhos e netos recém nascidos com fundos de ações, no Brasil a criança ganha uma poupança.”

“O potencial de crescimento (do mercado de ações) é espetacular. Hoje, nós temos cerca de 600 mil pessoas. Nosso objetivo é ter 5 milhões de brasileiros vindo para o mercado de ações até 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário