quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Comunicados do Ipea nº 156 e 157, com base na PNAD 2011, foram apresentados no Rio de Janeiro



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em coletiva de imprensa na quinta-feira (11) novas conclusões sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2011), nos Comunicados nº 156 –Análise do mercado de trabalho brasileiro, e 157, Tendências Demográficas.

Os comunicados foram apresentados pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa Miguel Foguel (156) e Ana Amélia Camarano (157). A mediação ficou a cargo do técnico de Planejamento e Pesquisa Carlos Henrique Corseuil. O trabalho foi realizado pela equipe da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea e comparou a série de PNADs da década passada.

Com relação ao mercado de trabalho (156), os pesquisadores avaliam a queda expressiva da taxa de participação, razão entre a população economicamente ativa (PEA) e a população em idade ativa (PIA), além de apontar em quais faixas etárias os movimentos foram maiores. Também falam sobre mudanças na jornada média de trabalho, rendimento, escolaridade e a evolução das ocupações de baixa qualificação (domésticos, agrícolas, trabalhadores de serviços de transporte, segurança, administração de edifícios, saúde e embelezamento, entre outros).

Já os resultados do Comunicado nº 157 confirmam a tendência demográfica no país desde os anos 1970: desaceleração no ritmo de crescimento da população e mudanças expressivas na estrutura etária. A tendência é um acelerado envelhecimento populacional, com prejuízo a alguns grupos.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário