quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Empresa francesa discute instalação de parques eólicos em Areia Branca

Como parte dos procedimentos adotados para que sejam instalados parques eólicos nas comunidades, na terça-feira, 23, a partir das 14h30, no Ivipanim Clube, foi realizada uma reunião técnica informativa convocada pela empresa Voltalia Energia do Brasil, cumprindo orientação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte.

Em forma de audiência pública, na reunião foram abordados aspectos relacionados aos procedimentos necessários para a aquisição da licença de instalação do empreendimento denominado parques eólicos de Carcará I, Carcará II e Terral, nesse município.

Os três parques eólicos serão instalados entre Baixa Grande, Morro Pintado e Redonda, faixa litorânea de Areia Branca. A previsão é que as obras de instalação sejam iniciadas após a liberação do licenciamento, estimado para ocorrer no início de 2013.

A reunião foi conduzida pela gerente ambiental da Voltalia, Luciana Heleno Vergueiro, que fez uma explanação sobre os aspectos técnicos e ambientais do projeto eólico. Representantes do Idema, técnicos da área de energia eólica e os comunitários presentes levantaram questionamentos e debateram sobre diversos pontos ligados ao assunto, entre eles os impactos positivos e negativos que a instalação dos parques eólicos poderá gerar para a região explorada.

De acordo com o projeto, cada um dos parques deverá contar com 13 aerogeradores, que terão capacidade total de geração de energia de 60MW. De início, as obras vão proporcionar cerca de 100 empregos diretos e 250 indiretos. 

Empresa atua com projetos em vários países
A Voltalia é uma empresa especializada na produção de eletricidade a partir de energias renováveis que atua na França, na Guiana Francesa, no Brasil e na Grécia.

Ela concebe, desenvolve e explora centrais elétricas, apostando no uso das energias alternativas, escolhendo a fonte mais apropriada entre a hidráulica, a eólica, a solar ou a biomassa, para cada projeto. Intervindo em países em desenvolvimento como o Brasil, onde os projetos se adaptam ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Areia Branca é uma das áreas mais prósperas em termos de produção de energia eólica, na região. Além desses três parques que serão instalados a partir do próximo ano, outros dois parques já estão com obras de instalação e montagem em estágio avançado.

São os parques eólicos Bela Vista, próximo à vila-praia de Ponta do Mel, que conta com 12 torres praticamente prontas para operar, e o Mel 2, com 10 torres em fase de montagem, na comunidade de São Cristóvão. A expectativa é de que essas centrais geradoras eólicas entrem em operação a partir de 2013.


Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário