quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Notas e comentários XXVI

Rombo na previdência própria
O jornal O Globo – Edição do dia 22-12 – que 10 milhões de servidores públicos (estaduais e municipais) estão com suas aposentadorias ameaçadas pela insolvência dos institutos de previdência de uma dezena de Estados e de 186 prefeituras que optaram pelo regime próprio. Tamanho do buraco: R$ 78 bilhões. Começam a surgir os “rombos”, as “fraudes”, a má gestão.

Competitividade
Brasil só voltará a crescer 4% se a produtividade subir 3%. Segundo estudo do Ibre/FGV, qualquer avanço no PIB acima de 1,2% a 1,4% ao ano dependerá dos ganhos de produtividade. Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) traduziram esse desafio em números: somente com uma alta média de 3% ao ano na produtividade do trabalho será possível a economia crescer na casa de 4% ao ano, de 2012 a 2022. O estudo é assinado por Régis Bonelli e Júlia Fontes e ilustra o livro Ensaios Ibre de Economia Brasileira.
Qualquer avanço no Produto Interno Bruto (PIB) acima de 1,2% a 1,4% ao ano dependerá dos ganhos de produtividade. "O ganho de importância da produtividade é muito claro. E isso é especialmente grave porque o Brasil não está tendo ganhos elevados de produtividade nos últimos tempos", diz Bonelli.

 

Bahia: campeões no consumo de cerveja
Uma pesquisa inédita feita pelo Ibope revela que a Bahia é o Estado onde mais se usa a cerveja para comemorações entre amigos e familiares. Realizada entre 7 e 11 de novembro e encomendada pela CervBrasil, a pesquisa aponta que 81% dos entrevistados baianos mencionaram a bebida como a preferida para celebrar.
O índice está bem acima do alcançado no resto do país, onde 64% das pessoas ouvidas apontaram a cerveja como a bebida preferida. No Brasil inteiro, refrigerante, espumante e vinho aparecem na sequência do ranking, com, respectivamente, 13%, 12% e 5% das citações.
O segundo Estado que mais usa a cerveja em comemorações é o Rio de Janeiro (77%), seguido de Minas Gerais (74%), São Paulo (63%) e Paraná (62%).
Por Lauro Jardim

UERN: vestibular com nova data
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá alterar o calendário de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014). A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira, em uma reunião do Reitor, Pedro Fernandes, e do vice-reitor, Aldo Gondim, com todos os pró-reitores e coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE).
A mudança foi definida com a resposta oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à consulta sobre as eleições suplementares municipais em Mossoró que coincidem com o vestibular da UERN, dia 2 de fevereiro de 2014.
Solidariedade?
A vice-prefeita de Natal e ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que teve o filho Lauro Maia (PSB) condenado a mais de 16 anos de prisão por desfalcar a saúde pública do Rio Grande do Norte em R$ 36 milhões, recebeu a solidariedade dos três principais partidos políticos do Estado, por meio de suas maiores lideranças.
A saber: Democratas, com o senador José Agripino; PMDB, com o deputado federal Henrique Alves; e PT, com a deputada federal Fátima Bezerra. Salvo melhor juízo, a população potiguar precisa entender: essas referências políticas estão solidárias ao crime? Se é verdade, estamos diante da inversão de valores. (César Santos)

PMDB: a bola da vez é Fernando Bezerra
“A minha (preferência)? É (Fernando Bezerra), mas não decido sozinho. Se pudesse lançar um candidato, eu sinceramente fazia um apelo aos correligionários e lançaria o nome de Fernando Bezerra. Ele ainda disse que está estudante, pensando, examinando o quadro. Mas eu diria que ele é um nome viável do meu ponto de vista”, respondeu Garibaldi Filho quando questionado no programa Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, se a preferência dele para ser o candidato do PMDB no próximo ano era mesmo o empresário potiguar. (Jornal de Hoje)

Para Vivaldo Costa PMDB faz só ‘pantim’
O deputado Vivaldo Costa, do PROS, afirmou que a chapa idealizada pelo presidente do PMDB, Henrique Eduardo Alves, citando o nome do ex-senador, Fernando Bezerra como possível candidato a governador do Estado nas eleições do próximo ano “é uma estratégia para posteriormente substituí-lo por um Alves”. O deputado deu essa declaração ao participar do seu programa diário na Rádio Caicó AM. (Jornal de Hoje)

Portalegre e a polêmica do IPTU
A secretaria de tributação de Portalegre enviou cartas de cobrança do IPTU. Além do reajuste do imposto, os proprietários dos imóveis foram surpreendidos pela cobrança dos exercícios de 2010 e 2011. A revolta é generalizada e o que mais gerou polêmica é o fato de que as contas do IPTU de 2012 não fizeram quaisquer referências aos débitos agora cobrados. Além disso, não foi informada a base de cálculo para a cobrança retroativa. É provável que muitas cobranças sejam judicializadas.

IPTU 2
Outro aspecto bastante ressaltado é que muitos proprietários não teriam recebido as cobranças de 2010 e 2011. Ou seja, não foram citados ou cobrados nos respectivos exercícios (como se explicar isso: a prefeitura teria lançado os proprietários no cadastro de devedores sem citação ou cobrança?), mas se tornaram devedores em 2013. A súmula 397 do STJ informa que as notificações de lançamento do imposto serão entregues aos contribuintes pelos Correios - em forma de carnê de pagamento. Bem, creio que os insatisfeitos tem que procurar os Correios para verificar se o órgão fez as entregas das cobranças ou exigir, judicialmente, que a prefeitura apresente o contrato feito com os Correios para realização de tal serviço.

IPTU 3
Especula-se também que a BANCA DE ADVOGADOS contratados recentemente pela prefeitura por mais de dois milhões de reais é para atuar nas cobranças judiciais dos impostos.

IPTU 4
Outro detalhe. A conta chegou agora no final de dezembro e o Decreto n º. 22/2013 informa que o contribuinte poderia parcelar a conta em três meses. Como? Se o vencimento é 31-12-13? Que confusão. Veja também o Decreto 19/2013.


IPTU 4
Nunca é demais relembrar que a revisão feita pela prefeitura em 2011 criou muita confusão. Será que a barbeiragem da época ainda tem repercussão no IPTU de 2013? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário