sexta-feira, 5 de junho de 2015

riacho da cruz: blog informa que o samu foi acionado para transferir paciente para uma cirurgia eletiva

Leiam o que foi publicado no blog "O Mural de Riacho da Cruz":

"Vitima de acidente é socorrida pelo SAMU em Riacho da Cruz!"

"No último dia 24 de maio, a jovem Karla Andrade de Riacho da Cruz sofreu um acidente de moto com mais duas amigas entre Racho da Cruz e Viçosa.  Karla felizmente apenas fraturou o osso da perna, e estava esses dias aguardando vaga no SUS (Sistema único de Saúde), as outras vitimas já estão em casa se recuperando após cirurgias.
"Sabemos da deficiência do SUS, e por isso, não pode esperar muito tempo. O caso da garota Karla estava piorando, seria necessário fazer a cirurgia o quanto antes, porem o sistema único de saúde não tinha como antecipar. Assim, a vereadora Iranilda que tem carta branca com o governo do estado foi à capital e conseguiu a cirurgia de Karla Andrade e o deslocamento da mesma de Riacho da Cruz até a capital em uma ambulância da Samu, segundo a vereadora Iranilda, a mesma entrou em contato com a secretaria de saúde do município, mas não conseguiu o transporte para levar Karla a capital."



FotoCerta.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para que serve o SAMU?

Leiam:
"O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade." (AQUI)

----------------------------------------------------------------------------

Antes de prosseguir, nem precisaria, mas quero evidenciar que não estou questionando a necessidade da jovem, nem menosprezando seu sofrimento.

Aliás, lamento que uma cidadã potiguar para conseguir o atendimento necessário para se recuperar, para ter acesso ao sistema público, tenha que precisar de um "pistolão" político.

Mas... Vamos aos detalhes:

O SAMU 192 é um serviço essencial. Tem como objetivo atender casos de urgência e emergência.

O relato do blog deixa evidente que o problema da jovem, fratura de um osso da perna, tratava-se da demora de uma cirurgia eletiva.

A matéria indica que a solução só foi possível pela ação de uma vereadora de Riacho da Cruz.

Os problemas:

- As cirurgias eletivas (no caso: uma cirurgia ortopédica) são (ou deveriam ser) agendadas através do sistema de regulação. Da forma que foi escrito, tem-se a impressão que é possível resolver os casos através do grau de proximidade com o governador. 

Os moradores de Riacho da Cruz e os demais potiguares ficaram sabendo que para resolver as situações é necessário ter a mediação de políticos que desfrutem de "carta branca" com o governador.

- O mais complicado: o município de Riacho da Cruz é distante da capital, ou  seja, a utilização de uma ambulância do SAMU deixou descoberto, durante um bom tempo, o atendimento prioritário de urgência e emergência. Não se pode negar que alguém com poder de decisão autorizou a remoção.

Considerando-se o que foi publicado no blog não tenho dúvida que as autoridades estaduais têm que explicar a situação.

A publicação permite uma reflexão sobre a situação dos serviços públicos à disposição da sociedade e os "mecanismos" heterodoxos utilizados para desvirtuamento dos objetivos essenciais.

Parabéns ao blog "O Mural de Riacho da Cruz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário