quinta-feira, 9 de julho de 2015

fátima bezerra e garibaldi alves não votaram contra os aposentados

Ontem à noite o Senado aprovou a Medida Provisória 672 que trata da prorrogação da política de reajuste do salário mínimo até 2019. A regra é PIB mais inflação e garante, em caso de crescimento do PIB, reajuste real para o salário mínimo.

Na Câmara dos Deputados ocorreu a aprovação de Emenda que estendeu a regra para os aposentados (PIB mais inflação) que recebem acima do salário mínimo.

No Senado, os aliados do governo federal informaram que a Emenda aprovada pelos deputados deveria ser derrubada e a justificativa apresentada foi a situação adversa da economia.

Entretanto, o ambiente no Senado indicava ampla possibilidade de aprovação do texto encaminhado pela Câmara dos Deputados.

A estratégia dos senadores governistas passou a ser o apoio de Emenda proposta pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que previa a mudança do INPC para o IPC-C1 como índice de inflação para o reajuste do salário mínimo.

Caso a Emenda de Cristovam fosse aprovada, o texto voltaria para a Câmara e, pela proximidade do recesso parlamentar, correria-se o risco da MP cair junto com a Emenda da Câmara.

O texto da Câmara foi aprovado simbolicamente e foi a voto a Emenda de Cristovam. Quem votou "Não" foi contrário a Emenda do senador do PDT e o "Sim" era pelo acolhimento da Emenda e a consequente devolução para apreciação dos deputados.

A rigor, o "sim" de Fátima Bezerra (PT) e de Garibaldi Alves (PMDB) foi pela Emenda de Cristovam Buarque que previa a mudança no índice de reajuste do salário mínimo.

É claro que o risco da MP cair era significativo e os governistas queriam isso para evitar o desgaste do veto que a presidente Dilma terá que fazer.

Fátima e Garibaldi são governistas e podem ter votado na Emenda do senador candango contando com a possibilidade da perda de validade da MP, mas a verdade é que não votaram contra os aposentados. Votaram a favor da Emenda.

Por 34 a 25 votos a Emenda de Cristovam foi derrotada. O Líder do governo já avisou que Dilma vetará a Emenda aprovada na Câmara e os aposentados que ganham acima do salário mínimo continuarão na mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário