quinta-feira, 2 de julho de 2015

Petrobras: a corrupção chegou ao tacho do capeta

A Petrobras é recordista na prospecção de petróleo em águas profundas. Sem dúvida tem expertise e excelente qualidade técnica, mas, infelizmente, a empresa controlada pelo governo brasileiro foi tomada de assalto.

As notícias sobre a corrupção na empresa são impressionantes e não é possível acreditar que tamanha roubalheira tenha acontecido à revelia dos órgãos de controle.

A empresa até um dia desses era a maior da América Latina, tem ações negociadas nas bolsas de valores (Bovespa e Nova York), realiza operações bilionárias com os maiores bancos e empresas do planeta, tem que ser fiscalizada por TCU, CGU, Congresso Nacional, enfim, sabe-se agora que os holofotes que deveriam iluminar a trilha da "joia da coroa" estavam queimados.

O "chafurdo" foi gigantesco e não tem como pensar diferente: transformaram a empresa numa espécie de "casa da Mãe Joana".

A Polícia Federal já realizou quinze operações (fases) a partir da deflagração da "Lava Jato" e à medida que avança o emaranhado só cresce e isso demonstra que o esquema criminoso estava mais organizado do que a própria empresa. 

Os Diretores tinham todo o cuidado de manter a contabilidade das atividades ilícitas, inclusive fazendo encontro de contas, os Operadores organizaram os canais de remessas de dinheiro para o exterior e estruturaram inúmeras empresas de fachada, vários Consultores se dedicaram à prospecção de novas oportunidades para carrear dinheiro para os bolsos dos gatunos e, evidentemente, tudo isso só foi possível a partir da ação diligente dos "políticos" que comandaram à Organização.

A Tríade formada por políticos safados, funcionários corruptos e empresários inescrupulosos capturou e colocou a empresa a serviço de seus interesses. O Pré-sal para esses larápios era visto como o passaporte para a consolidação do império criminoso que montaram e a consequente dominação de todo o aparato de Estado.

É evidente que o "modus operandi" deve ter sido replicado em várias outras circunstâncias. Seria ingenuidade supor que os Operadores de tal estrutura tenham ficado restritos a Petrobras. A mão grande deve ter operado em diversas outras áreas, mas é muito complexo enfrentar tudo simultaneamente e o principal é, para o bem da sociedade, a desmontagem da Organização Criminosa.

Os gatunos foram além do pré-sal da corrupção e já estavam mexendo no tacho do Capeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário