terça-feira, 7 de julho de 2015

portalegre: nasce uma estrela. será possível a construção de um novo quadro político e mudanças?


Com Fernando mineiro

Um dos idealizadores e diretores executivos da empresa de eventos AFRO PRODUÇÕES de Portalegre/RN, o jovem Aércio de Lima vem pensando em novos projetos de curtos e longo prazo após o sucesso da produtora.  

Além da empresa, Aercio de Lima embarcou nos movimentos sociais em 2012 e seu pensamento para política ganhou certo significado.  Guiado e ensinado por algumas lideranças do RN, sua política sempre foi voltada para inclusão social, jovens e povos de base

O ano passado veio o grande salto para seus ideais quando foi nomeado Delegado de Promoção a Saúde da População Negra da sexta regional do Estado do Rio Grande do Norte. Ainda no ramo de políticas públicas, participou e participa até hoje de conferências municipais, estaduais e nacionais com passagens em São Paulo, Fortaleza, Natal e Brasília. 

Além disso, junto a sua comunidade, no mesmo ano participou de projetos de habitação, trabalho e renda na luta por casas para comunidades tradicionais e por fim concretizaram o sonho de uma fábrica de confecção para o município ao participarem do edital do RN sustentável.

Após acumular essa bagagem de lutas sociais e ainda jovem com um bom futuro a frente para os próximos anos Aercio pensa em projetos mais concretos voltado para política. Pois, apesar da constante luta e com essas vitórias, ele ainda se encontra limitado pela falta de recursos necessários para causar um impacto significativo e marcante de conquistas em sua querida cidade, por isso Recentemente, juntamente com lideranças do âmbito da educação, de sindicatos, povos de bases, estudantes e jovens, fundarem em Portalegre a Comissão Provisória do PT (Partido dos Trabalhadores), com o único objetivo de trazer a mudança para o município.

                                              

Nosso blog perguntou a Aércio se ele pensava em seguir uma carreira política:

“Não apenas eu, como todo nosso partido pensa num plano político para essa cidade, na verdade um plano diretor. A população antiga anda esgotada e os jovens já demonstram insatisfação na política reacionária de nossa Região. Hoje se pergunta ao povo o que realmente faz um vereador de nossa região, raramente às pessoas vão ter uma resposta certa.

Fala-se muito de crise, mas na crise uns choram e outros vendem lenço. E preciso criar um Plano diretor e assim dar a Portalegre um meio de seguir um parâmetro que a impulsione a um desenvolvimento urbano, industrial, ambiental e principalmente turístico cultural, que já estamos elaborando junto com a opinião do povo e da base. Queremos contar com a população nesse momento; com os jovens principalmente, que sentem a falta de atrativos e de interesses que os prendam numa política jovem.”

Assim pensamos alto, muito embora vamos iniciar de baixo, faz parte da parte da escadaria de projeção para se conseguir algo. Talvez as próximas eleições mudem muita coisa.

Foi uma boa idéia criar o PT nesse momento tão critico ao partido?

“Veja bem, digamos que dessa crise que existe 25 %  faz parte do quadro mundial, 25 %  realmente afeta a casa dos brasileiros, e 50 % é conduzida pela mídia nacional por temer as melhorias que o PT fez nesse País ao longo dos anos. Na verdade um Partido quando nasce com pensamento de inclusão social já incomoda muita gente e quando essa inclusão vem dando certo, incomoda, incomoda, incomoda muito mais. Aqui em Portalegre já existem alguns criticas negativas da elite, claro. Mas a aceitação do Partido tem sido muito boa, essencialmente por jovens que tem a mente mais aberta e podem mudar muita coisa.”

Segundo Aércio a comissão provisória é o primeiro passo para os ideais do Partido, e ela vem com apoio de lideranças forte do Estado como Presidente Estadual do Partido, Eraldo Paiva; o Deputado Estadual Fernando Mineiro (Futuro candidato a  prefeito de Natal); Presidentes municipais como Leonildos Basílio do Itaú e Caramuru Paiva de Campo Grande; A senadora Fátima Bezerra;  A secretária Estadual de Juventude Divaneide Basílio; A secretária Adjunta de Assistência Social Maira; além das próprias lideranças do município e lideranças que já se fazem presentes de outros municípios como Jorge da Sertão Verde.

                                  

“Portalegre precisa mudar e estamos chamando o povo pra isso” – Concluiu ele.

Diante mão  queremos agradecer aos pensadores e fundadores do Partido do PT no Município:

O professor e sindicalista Elismar Bezerra, O professor e diretor Denny Pascoal, a Jovem Delane Oliveira, bem como a mulher de Cleide de Freitas, os jovens Samuel Dias e Emanuel Pereira.

 Em breve estará convocando toda a população para se filiar e contribuir nesse processo de construção de um novo quadro político em Portalegre/RN.



Release de Josimar Lopes
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alguns comentários sobre os trechos destacados em vermelho.

A empresa do neo-petista portalegrense foi contratada pela prefeitura para o São João portalegrense. Evidentemente que não existe problema numa empresa privada ser contratada para realização de uma festa. A empresa deve ter experiência em tais eventos.

Relato este aspecto apenas por causa do discurso de mudança proposto pelo novo partido.

Como todos sabem em Portalegre, o grupo político que comanda a prefeitura há quase 20 anos tem o atual prefeito, Neto da Emater, como líder e referência.

Quem propõe um "novo quadro político em Portalegre" e vai buscar mudanças, certamente, terá que enfrentar o poderio político e econômico do grupo que domina a política portalegrense por quase duas décadas, certo?

Logo, tem-se que verificar o necessário distanciamento do grupo dominante para se apresentar como mudança, como novidade, certo? 

A atuação do líder partidário é direcionada para os jovens, a inclusão social e povos de base (?). Se alguém aí souber o que é esse tal "povos de base" mande pelos comentários. Participou de conferências e viajou para diversos destinos como representante das causas da "comunidade" e conseguiu uma Fábrica de Confecções através do RN Sustentável.

Os leitores deste blog sabem que tenho uma visão bastante crítica dos projetos de geração de emprego e renda financiados com recursos do Banco Mundial. A taxa de desperdício é altíssima: PAPP, PCPR, PDS, etc. são ilustrativos do que afirmo. Quase 100% do que foi criado para geração de emprego e renda no âmbito de tais iniciativas, simplesmente, sucumbiram quando deixaram de receber mais aportes de recursos. Não tinham viabilidade econômica e morreram.

Na área de confecção (e artesanato) inventaram uma tal de ACRIGER que sumiu sem deixar rastro. Receio que a tal Fábrica de Confecções terá o mesmo destino.

Conforme indicado no texto, após muita "luta", reuniram-se lideranças ligadas aos movimentos sociais e criaram a comissão provisória do PT. A missão do novo Partido é clara e tem como "único objetivo de trazer a mudança para o município."

Missão nobre, mas não será fácil enfrentar os grupos políticos tradicionais. Quase 20 anos de hegemonia política do grupo comandado por Neto da Emater e antes 24 anos de dominação do grupo político comandado pela família Rêgo.

O PT portalegrense terá que enfrentar Neto para cumprir o objetivo de produzir "a mudança".

O PT "pensa" na mudança é já estaria elaborando um "Plano Diretor" (?) para o município, com a participação da população (esgotada e cansada da política reacionária). Além de tachar os políticos tradicionais do município de "reacionários", também não poupou os vereadores que, segundo se depreende, não produzem grande coisa, posto que o povo nada sabe do que fazem (ou não fazem e por isso o povo não sabe?).

A "visão" do líder do PT portalegrense sobre a essência da crise econômica se aproxima do devaneio. A crise foi fatiada e nada menos da metade é invenção da mídia, mais 25% é importada e o último quarto afetaria a casa dos brasileiros. O ajuste fiscal tocado por Joaquim Levy da Fazenda deve ter sido uma invenção da Globo para judiar dos pobres... Melhor deixar isso para lá e voltar ao novo projeto político que viceja na Serra.

O PT propõe: "Portalegre precisa mudar e estamos chamando o povo pra isso"

Se cuida Neto!!!

Um comentário:

  1. Realmente confuso esse discurso Júnior. Muito embora tenha uma afinidade histórica com o PT, me parece que o partido, em Portalegre, surge em meio a uma grande contradição, qual seja: combater um grupo do qual faz parte.
    Não preciso nem falar sobre o conceito de plano diretor que está no texto... paciência, vamos ver no que dá.

    ResponderExcluir