terça-feira, 7 de julho de 2015

a violência no rn

Tornou-se lugar-comum o roubo, o assalto, o consumo de drogas, crimes contra o patrimônio, a violência no trânsito causada pela ingestão de bebida alcoólica, a violência doméstica, as brigas e agressões, enfim, a sensação de insegurança é proveniente, e muito, dos crimes não letais e que nem são objeto de denúncia as autoridades competentes.

A "cultura da violência" está cada vez mais arraigada na sociedade e, infelizmente, a solução defendida por cada vez mais pessoas é a vingança. O "Olho por olho e o dente por dente" é cada vez mais comum.

Em Pau dos Ferros, que tem menos de 30 mil habitantes, tornou-se comum o arrombamento de residências. A Polícia faz o que pode, mas os crimes são quase sempre executados por menores (No jargão dos defensores dos "dimenor": cometem atos infracionais e nem são criminosos, mas ficam em conflito com a Lei.) e a verdade é que não existe estrutura para acolhê-los e acabam impunes e se tornam reincidentes contumazes.

Atuam de maneira organizada: observam os imóveis, a rotina dos moradores... Chegaram ao requinte de criar códigos que são colados nas residências para os demais integrantes dos bandos e praticam os delitos sem maiores preocupações. 

Arrancam janelas, portas, pega-ladrão, cerca elétrica e quaisquer outros dispositivos de segurança. A sensação de impunidade tem resultado na crescente audácia e, ultimamente, estão entrando nas residências com os moradores dormindo.

Quem acordar e se deparar com tal situação corre enorme risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário