quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Notas e comentários XLVI

MORTE NO CHÃO
Uma senhora de 74 anos morreu no chão do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), segundo denúncia do Sindicato dos Servidores da Saúde (César Santos). O atendimento ocorreu no chão, depreende-se que pela superlotação do Nosocômio. É um quadro aterrador.
A cidadã que merecia atendimento prioritário (Estatuto do Idoso) e digno foi submetida a situação degradante e humilhante em seu derradeiro momento.
A família perdeu um ente querido e testemunhou o tratamento dispensado pelo Poder Público aos contribuintes.
Os profissionais responsáveis pelo atendimento têm que se submeter a tais situações e correm grande risco de serem responsabilizados e, consequentemente, hostilizados e agredidos. O risco é cada vez maior.
Finalmente, os diretores (a longa manus do Estado) vivem, literalmente, no fio da navalha. Creio que é a função mais arriscada e estressante no serviço público estadual. Candidatos permanentes a prisão em flagrante, execração pública, agressões, adoecimento, responsabilização penal, civil, administrativa... É função de altíssimo risco.

Choradeira municipal
Muitos gestores municipais estão cada vez mais revoltados com a insuficiência de recursos. Por enquanto, sem registros de renúncias e muitos, ora vejam só, dispostos ao sacrifício de tentarem a reeleição.

Choradeira municipal 2

Lenga-lenga. Despiste.

Hoje choram pitangas e não podem nada. Dizem que as prefeituras estão 'quebradas' e a LRF impede tudo.

Próximo ano estarão nos palanques prometendo "mundos e fundos". Farão tudo e mais um pouco.
Nos pequenos municípios, ou seja, em quase todos, estarão casa a casa prometendo empregos e o que mais lhes forem solicitados pelos incautos eleitores. Aliás, não serão apenas promessas.
Voto por aqui tem preço. É mercadoria. Vendem-se e compram-se.
Depois? Tudo de novo. Quebradeira, LRF e muito blá-blá...

Aterros sanitários do RN
A Semarh vem fomentando a criação de consórcios públicos tendo como base o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS). Esse documento ratificou a regionalização do estado em sete polos, são eles: Seridó, com 25 municípios; Alto Oeste com 44 municípios; Assú, com 24 municípios; Metropolitano, com 8 municípios; Agreste, com 39 municípios; Mato Grande, com 26 municípios e Mossoró.
O debate é interminável e parece que não suscita a inquietação de ninguém.
Creio que o maior lobby do RN é a favor dos lixões.


CONTAS REPROVADAS

Rumores indicam que as contas do primeiro ano de administração de importante prefeitura do Alto Oeste teriam sido reprovadas pelo TCE-RN. Caso se confirme, tem-se como certo que o assunto renderá bastante. Quem teria tais esqueletos guardados no armário?


Ensino médio em frangalhos

Pasme, leitor: segundo relatório da ONG Todos Pela Educação (www.todospelaeducacao.org.br/), só 01 em cada 10 alunos brasileiros encerra ciclo do Ensino Médio sabendo o que deveria em Matemática – número inferior ao medido em 2009. Em Português, a situação é a mesma.

O Ensino Médio reúne atualmente alguns dos piores indicadores da educação brasileira. É nessa etapa da educação básica que se concentram as maiores taxas de abandono escolar e também as notas mais baixas no IDEB, índice que mede a qualidade de nossas escolas.
Para uma vereadora de Natal, uma das causas no RN é a existência da UERN. Vai que o problema é nacional e a federalização de todas as estaduais transformaria o Ensino Médio de todo o país.
Não é todo mundo que consegue enxergar tão nitidamente as causas de um problema...
JUNTOS E MISTURADOS EM PAU DOS FERROS
O ex-prefeito, Leonardo Rêgo (DEM), engatou uma aliança política com Xavier dos Pneus e Maisson (ambos do PMDB "henriquista"). Também já foi anunciada uma reaproximação com o Pastor Alfredo (PR).

JUNTOS E MISTURADOS EM PAU DOS FERROS 2

O atual prefeito, Fabrício Torquato (migrando do DEM para o PSD), reatou a aliança com Nilton Figueiredo (ainda no PMDB) e com a vereadora Tércia Batalha (PSB). Conquistou o apoio do PT e já iniciou a "dança do acasalamento" com PMN de Jácome e com os comunistas do PCdoB.


TUDO PASSA...
O eleitor, evidentemente, já percebeu que tudo é fruto de convencimento ideológico e programático. Só "gente maldosa" acredita que as alianças são circunstanciais e movidas por interesses pessoais.

EPÍGRAFE
“Isto ocorre no Brasil todo. O mundo mudou, não tem mais espaço para amadores.”

FINECAP 2015
O prefeito já fez o anúncio das atrações para a animação da festa mais tradicional do município. Como ocorre sempre, tem-se questionamentos sobre a qualidade de algumas atrações e até sobre a conveniência de realizar ou não o evento. Em tempos de seca e crise econômica já ficou de bom tamanho. Sou favorável a realização do evento, pois acredito que impulsiona os principais setores econômicos do município.

CASA DE CULTURA
Pau dos Ferros já inaugurou a Casa de Cultura local e a de Portalegre continua no papel. Aliás, o prédio em que deveria ser instalada a Casa parece, literalmente, caindo pelas tabelas. Acredito que a prefeitura deveria solicitar (ou realizar) a inspeção do local para aferir as condições de segurança, antes que uma tragédia aconteça.

MATADOURO
No discurso de posse do prefeito portalegrense foi anunciado que recursos para construção de um Novo Matadouro já teriam sido assegurados pelo deputado Gustavo Fernandes. Decorridos todo esse tempo nenhuma pedra foi colocada, considerando que o prefeito apoia o deputado, creio que é um excelente momento para explicar o que deu errado.
Enquanto isso... Abate de animais em locais inapropriados continuam a todo vapor e a Vigilância Sanitária?


Violência aumenta onde renda cresce

Estados que aumentaram sua renda per capita de 2001 a 2011, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, tiveram um efeito indesejado: o crescimento do índice de mortes violentas (como homicídios e acidentes de trânsito), revelam Antônio
Gois e Marcelle Ribeiro, com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde. Para especialistas, as mudanças sociais e econômicas nesses locais não foram acompanhadas de uma melhoria da estrutura de segurança pública.

Conclusão: o RN está ficando "rico" e segurança pública continua sem merecer a devida atenção dos governantes.

VEREADORES EM PAU DOS FERROS
A situação de alguns vereadores que integram a base de apoio ao prefeito pauferrense não é das melhores. Fabrício se filiará no PSD do governador Robinson Faria e disputará a reeleição. Três vereadores de sua base são filiados ao DEM e o partido é comandado por Leonardo (adversário do atual prefeito). Caso permaneçam no DEM não serão candidatos, pois não conseguirão a legenda e se saírem perderão o mandato e o prefeito ficará cada vez mais vulnerável na Câmara. E se alguém aderir para o ex-prefeito? Pode até se candidatar, mas ficará "queimadin"...

O PMDB e a colheita
Alguém aí tem dúvida de que o PMDB ficará no palanque contrário aos candidatos do PSD e/ou apoiados por Robinson? Alguém ainda não sabe quem manda no PMDB do RN? Quando outubro passar e o PRAZO para a colheita chegar... Eis que o "Homem da Foice Verde" ceifará seus campos! Dizem que a foice tá amolada que só!!! Eheheheh...

O PÓRTICO
Li em algum blog, confesso que não lembro qual, que a prefeitura de Pau dos Ferros captou quase R$ 500 mil para construção de um pórtico. Beleza! As entradas da cidade não têm pórticos. Tinha umas estruturas em frente ao HCCA e na saída para São Francisco do Oeste que foram retiradas e nada foi erguido em substituição. Local é o que não falta para construir um pórtico. Entretanto, a nota publicada apontava o Açude 25 de Março como sendo o local escolhido para a construção. Fazer um investimento de R$ 500 mil para construir um pórtico (estrutura que marca a entrada/saída de uma cidade, um palácio, etc.) num açude?

O PÓRTICO 2
A justificativa que o tal pórtico é apenas a primeira etapa de uma obra mais complexa não ajuda muito, pois não se inicia uma obra pelo o menos necessário. Ou alguém que não tem todo o dinheiro para construir uma casa vai começar a obra pelo jardim?
Sinceramente, creio que a última coisa que se necessita no Açude 25 de Março é um pórtico. Candidata-se ao título de obra mais sem noção do nosso querido torrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário