sexta-feira, 4 de setembro de 2015

"Querida Pau dos Ferros!"

No ano do centenário de criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, o deputado provincial Bevenuto Fialho, em sessão legislativa na Assembleia Provincial em Natal no dia 23 de agosto de 1856, apresentou um projeto de lei que pretendia criar a Vila de Pau dos Ferros. Esse projeto logo se transformou na lei provincial n° 344, sancionada em 4 de setembro daquele ano pelo governador Antônio Bernardo Passos, elevando o povoado à categoria de vila, desmembrando-a de Portalegre. (Fonte Wikipédia)

Pau dos Ferros "nasceu" do meu querido torrão, a serra de Portalegre, e hoje comemora 159 anos. Município de história rica e de gente acolhedora. Sua cultura e memória têm que ser preservadas, revisitadas sempre, contadas e cantadas para que as novas gerações se orgulhem das pequenas e grandes conquistas do povo que, desde a origem, oferece sombra e água fresca aos viajantes e para aqueles que resolvem ficar.

Pau dos Ferros se consolidou como polo comercial e prestador de serviços do Alto Oeste Potiguar e celebra sua "essência" através da FINECAP. A "Feira" é, por excelência, o local do encontro, dos negócios, do bate-papo, dos encontros e reencontros, enfim, da celebração da vida.

Pau dos Ferros oferece oportunidades e desafios para os seus filhos e para os que vêm de fora, mas ainda tem muito para ser construído e aperfeiçoado, principalmente, para oferecer oportunidades aos pau-ferrenses, de nascimento e de coração, que sobrevivem com poucos recursos.

O momento é de festa e comemoração, mas também de apreensão. A seca e as crises exigem sacrifícios e nos convidam a "olhar" o passado e não esquecer: A "quentura" maior desta terra emana do povo. Desta gente que tem no DNA a disposição dos antepassados, que mesmo diante das dificuldades continuam a pelejar. assim como fizeram os "Vaqueiros Bravios" que teimaram em habitar o escaldante sertão.

Que a sombra acolhedora da árvore esteja sempre presente, que seja revigorante, que nos anime a enfrentar as dificuldades do dia seguinte e que o "espírito" lutador dos "Vaqueiros Bravios" continue em cada um dos habitantes da "Querida Pau dos Ferros!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário