terça-feira, 13 de outubro de 2015

Portalegre: grupo discute criação de Unidade de Conservação (UC) “Mata da Bica de Portalegre”

O município de Portalegre/RN deu um grande passo em direção à conservação ambiental com a proposta de criação da Unidade de Conservação (UC) “Mata da Bica de Portalegre”. Com essa iniciativa, o município terá a oportunidade de cumprir um papel fundamental no planejamento e ordenação territorial.


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, através do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação - NUC, vem desenvolvendo atividades de incentivo a criação de unidades de conservação municipais, com o objetivo de conservar ambientes de grande relevância ecológica e paisagísticas de escala municipal, descentralizar a gestão desses espaços e assim elevar o percentual de áreas protegidas no Estado. E Portalegre está sendo contemplada com todo o apoio e diretrizes do NUC, representado pela Bióloga do setor, Natália Rodrigues.

A proposta vem sendo discutida entre representantes da Prefeitura e da sociedade civil, membros das Universidades: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, e técnicos do IDEMA. Outras mobilizações serão realizadas para que toda a sociedade tome conhecimento e participe de todo o processo de criação.

Os estudos para criação da UC foi disponibilizado pelo Professor Adjunto da UERN, Rodrigo Guimarães, o qual está tendo participação ativa em todo processo. A delimitação e definição da categoria ainda não foram definidas. Porém, estudos indicam que a Unidade fará parte do grupo de Uso Sustentável, na categoria ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico. (fonte: Ketânia Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário