domingo, 28 de fevereiro de 2016

NORDESTE: SEBRAE VAI TESTAR POTENCIAL DA OSTREICULTURA (CRIAÇÃO DE OSTRAS)

Até o fim do mês, o Rio Grande do Norte deve produzir mais 70 mil novas sementes de ostras da espécie Crassostrea rhizophorae, que popularmente é conhecida como ostra preta, e distribuir para Alagoas, Paraíba e Sergipe.
De acordo com o Sebrae, os exemplares serão cultivados em estuários dos quatro estados do Nordeste, dentro das ações do programa Aquinordeste, que foi desenvolvido para aumentar a produção e a competitividade de produtos da aquicultura em toda a região. “Vamos testar a evolução dessas sementes em diferentes estuários e verificar os estados que reúnem as melhores condições para o cultivo da ostra preta”, explica Marcelo Medeiros, gestor do Aquinordeste do Sebrae no estado.
A pesquisa é realizada com distribuição de 55 mil sementes de ostras em estruturas montadas no estuário. Os testes pretendem analisar o crescimento e reprodução das ostras mediante a utilização dos sistemas tradicional, em que as sementes são colocadas em estruturas semelhantes a travesseiros, o flutuante, de origem canadense, e o BST, que é bastante aplicado na Austrália.
O estudo tem duração de 18 meses e está sendo acompanhado por renomados técnicos especializados no setor da aquicultura. Mensalmente, uma equipe visita o local para acompanhar o crescimento das ostras e verificar os índices de mortalidade das espécies. Os resultados serão divulgados em novembro, durante o Congresso Aquinordeste, que será realizado em Fortaleza, no Ceará.
“A cadeia da ostreicultura [criação de ostras] ainda não é bem explorada no Nordeste. A região tem um potencial fantástico por conta da grande quantidade de água salobra e esperamos que estudo possa nos ajudar a dinamizar ainda mais a atividade. A ideia é que possamos ter uma ostra diferente daquela que é produzida em Santa Catarina, hoje o principal mercado produtor e consumidor do país, e dessa forma conquistarmos o público”, explica Lúcia Alves, gestora do Aquinordeste em Sergipe.
G1RN
---------------------------------------------------------------------------------
Mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário