terça-feira, 22 de março de 2016

ÁGUA EM NATAL: COLIFORMES E NITRATO ACIMA DO TOLERÁVEL. Que beleza hein?

Documento traz informações atualizadas sobre situação da água distribuída para abastecimento humano na cidade com o objetivo de estimular a reflexão nesse Dia Mundial da Água


O Ministério Público Estadual, por intermédio da 45ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuições na defesa do meio ambiente, por ocasião da semana na qual se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), disponibiliza para fins de reflexão levantamento sobre a atuação em defesa da água na cidade de Natal, principalmente, em relação à situação da água para abastecimento humano.


Entre os temas destacados por referida Promotoria de Justiça está o que já foi feito e o que ainda precisa melhorar para assegurar água potável para a população; qual a situação do aquífero; a contaminação por nitrato; a importância da ZPA do San Vale para o abastecimento de água na cidade; o que o MPRN está fazendo para evitar agressões ao Rio Pitimbu e ao Rio Potengi; como anda o trabalho de descontaminação do aquífero por derivados de petróleo; e a importância da descontaminação do aquífero da região de Gramorezinho, na zona norte, que era contaminado pelo uso de agrotóxicos.
Confira aqui a íntegra do documento em arquivo pdf.
MPRN

Trechos do documento:
O nível de nitrato aparece nas contas de água. A água com nitrato acima de 10MG/L DE N-NO3 não é potável. Salienta-se que o nitrato, de acordo com a Portaria Interministerial 09 de 07/10/2014, – do Ministério da Saúde, do Trabalho e da Previdência – que publicou a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (LINACH) foi expressamente incluído no grupo dos “AGENTES PROVAVELMENTE CARCINOGÊNICOS PARA HUMANOS”. Essa classificação foi realizada com base em evidências epidemiológicas e experimentais de carcinogenicidade e outros dados relevantes.

...consta o detalhamento da grave situação da contaminação da água no BAIRRO DE FELIPE CAMARÃO, que permanece em razão da paralisação de uma obra que é de responsabilidade da PREFEITURA DE NATAL e não da CAERN. Essa obra da subadutora foi paralisada pela Prefeitura desde 2012.

Em 2015, trechos de 20(vinte), dos 36(trinta e seis) bairros de Natal, ainda apresentaram amostras com o teor de nitrato fora dos padrões durante mais de 4(quatro) meses ao longo de 2015.

Em 2015, trechos dos bairros do Guarapes, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Candelária, Ponta Negra e Neópolis, apresentaram amostras com coliformes totais fora dos padrões por mais de 4(quatro) meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário