quinta-feira, 14 de abril de 2016

O PT NO RN

O PT potiguar não conseguiu, ao longo dos últimos 13 anos, ampliar significativamente a participação no cenário político estadual.

A única estrela do Partido é a senadora Fátima Bezerra.

Mineiro também conseguiu se manter deputado estadual.

Foi muito pouco, principalmente, quando se compara ao desempenho do Partido nos demais estados nordestinos.

Como explicar?

Na minha modestíssima opinião destaco três aspectos:

1- Dificuldade para renovar os quadros políticos.
Todos os esforços do Partido foram direcionados para as eleições de Fátima e Mineiro e essa estratégia 'bloqueou' a ascensão de novos quadros.
O Partido também não conseguiu atrair e incentivar a formação de lideranças jovens.

2- Submeteu a estratégia de fortalecimento regional aos ditames da Executiva Nacional.
Abriu mão de candidaturas viáveis em prol de interesses "estratégicos" da Executiva Nacional (o caso mais emblemático ocorreu em Mossoró) e por isso fragilizou suas posições, inclusive para viabilização de acordos. Quem desejava o apoio dos petistas potiguares negociava as alianças com lideranças nacionais e após o martelo batido, cabia aos 'locais' cumprirem as missões, por mais espinhosas que fossem.

3- Os pontos citados mantêm íntima relação com as 'alianças' realizadas no RN. Creio que o PT potiguar cometeu equívocos em profusão quando se associou ao que existe de mais antiquado na cena política potiguar.
Lançou-se sem receio nos braços de Wilma de Faria (ex-Maia) e aceitou o papel de coadjuvante (talvez nem isso).
Associou-se aos Alves em diversas oportunidades, além de outras 'alianças' pouco convencionais.

O PT potiguar terá que recomeçar e não será como antes, pois não terá como negar o passado recente, nem poderá alegar que desconhecia seus aliados recentes.

Espero, sinceramente, que após o desfecho do impeachment (seja lá qual for), os líderes partidários examinem os equívocos cometidos e estabeleçam uma "nova estratégia".

Renovem, oxigenem, fomentem a formação de novas lideranças, olhem para o futuro, mas não esqueçam o passado.

A jornada deve começar pela entrega de todos os cargos ocupados no governo estadual.
-------------------------------------------------------------------------------
Atualizando: PT anuncia saída do governo Robinson Faria

O posicionamento do deputado Fábio Faria (PSD), que votará em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) causou reações fortes e rápidas no Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.  
O deputado Fernando Mineiro (PT) defendeu ontem a noite (13),  através do twitter, o rompimento com o governo estadual e a entrega dos cargos. O presidente da legenda do PT, Eraldo Paiva, convocou na manhã de hoje (14) uma executiva do partido para oficializar a saída do governo. 
Segundo Eraldo Paiva, o PT não pode conviver com um deputado e com um governo que se posiciona contra eles e a presidente Dilma Rousseff.
Diante do ocorrido, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores deve se reunir ainda hoje para confirmar o rompimento com o governo Robinson Faria (PSD). Em assembleia, diretoria deve definir também a entrega dos cargos de forma imediata. 
Após a reunião, a legenda irá convocar uma coletiva de imprensa.

NOMINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário