sexta-feira, 20 de maio de 2016

Itaú: Atrasos nos repasses do RPPS, protesto e reunião

Em Assembleia Geral, Sindicato e servidores veem esperança em impasse com o RPPS de Itaú-RN.

O dia 19 de maio de 2016, será um marco histórico para o município de Itaú; O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande e Itaú, juntamente com seus associados, organizaram uma manifestação de alerta contra os atrasos [nos repasses] do Regime de Previdência Própria Social (RPPS) do município de Itaú, convidando os servidores para uma assembleia geral que aconteceu no clube ACRI.

A ideia foi trazer soluções para o imbróglio que tem gerado prejuízos aos servidores que no futuro dependerão da aposentadoria, e tal problema já se alastra praticamente desde a sua criação.

A assembleia iniciou-se as 15:30, com a formação da mesa, composta pela Vice-presidente da FETAM-RN, Nina, Vice-presidente do Sindicato, Alexandra Ferreira; Preito Ciro Bezerra, Presidente da Câmara, vereador Antonio Dias e o assessor jurídico do sindicato, Liécio Nogueira.

Composta a mesa a palavra foi passada a cada membro que não se intimidaram com as palavras. Como a causa era justa as representantes do sindicato buscaram mostrar ao gestor municipal a preocupação e a gravidade do problema, fazendo com o mesmo se dispusesse a lutar junto com o sindicato em busca de solucionar os problemas.

Alexsandra fez uso da palavra para dizer que não estava ali para brigar, mas para buscar soluções; parabenizando os trabalhadores que participaram da manifestação pela manhã, pedindo ainda que todos tirem suas dúvidas e não voltem para casa sem questionar e encontrado alguma resposta.

Nina, iniciou falando da conjuntura política, porém junto aos poderes Legislativo e Executivo, encontrariam uma solução em comum acordo sem prejudicar nenhuma das partes, agradecendo a sensibilidade do prefeito em atender o convite e tentar encontrar uma solução, e que para isso tinham o respaldo jurídico através do assessor.

O Presidente da Câmara Antonio Dias disse que os vereadores estão junto ao sindicato e aos servidores preocupados com a causa, por isso espera a união de todos para poderem traçar metas para encontrar as soluções necessárias para o problema do atraso [de repasses] do RPPS.


O Prefeito Ciro Bezerra disse ser uma satisfação estar participando da Assembleia parabenizando a luta do sindicato em buscar as soluções dos problemas, e que estava participando da assembleia, justamente para buscar uma solução, de mãos unidas com o Poder Legislativo, Executivo sindicato e servidores, mostrando a realidade enfrentada e encontrar os posicionamentos, sempre destacando as lutas do sindicato que vem conseguindo adquirir os direitos reservados aos servidores públicos, frisando as ações da administração que concedeu aos servidores como o piso dos professores, distribuição das licenças entre outros.



Desfeita a mesa, o assessor jurídico Liécio Nogueira apresentou aos servidores e poderes presentes os pontos positivos e negativos dos regimes de previdência existentes no nosso país. Um fato que deixou os servidores cada vez mais preocupados devido a falta de informações. Onde a cada novo questionamento, novas preocupações tomavam conta.

Em alguns momentos acalorados a presidente do Sindicato, Emirene Lucena, teve que tomar as rédeas da situação e ser um pouco dura com as autoridades, que usam de mau educação em uma suposta tentativa de deturpar o sentido da movimentação proposta pelo sindicato.


O Prefeito Ciro Bezerra foi questionado pelas autoridades e assessor jurídico sobre as soluções e esses problemas, onde o mesmo tentou explicar o motivo aos quais os repasses do RPPS não estavam sendo feitos, contudo, depois de debates acalorados, o Servidor Geraldo Pinheiro Filho, Geraldinho, tomou a fala e colou a situação real e objetivo da assembleia, que era encontrar uma solução.

Ciro apresentou propostas que condiziam com as dos servidores, onde foi-se pensado na criação de uma comissão para debater e encontrar soluções. Com isso o prefeito teve que se retirar, devido o avançado da hora, pois o mesmo tinha outro compromisso, ficando sob a responsabilidade dos presentes elegerem os representantes dos servidores e do sindicato, enquanto os outros membros da comissão seriam apontados por seus respectivos órgãos, poder Executivo, Legislativo e RPPS.

blog Professor Márcio Melo
-------------------------------------------------------------------------

O RPPS, em boa parte dos municípios (não me refiro ao caso de Itaú especificamente, pois não conheço a situação), foi apontado como a solução para inúmeros problemas. "Vendido" como solução para os gestores e servidores e criado a toque de caixa, sem o devido debate, sem demonstrar os possíveis problemas, sem cuidado com a legislação, enfim, um rosário de ações atabalhoadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário