quarta-feira, 1 de junho de 2016

O FUNFIR E A VACA



O governador em exercício Fábio Dantas (PCdoB) durante entrevista concedida ao jornalista Diógenes Dantas comentou sobre a atual crise financeira vivenciada pelo Estado e na dificuldade de realizar o pagamento da folha dos servidores, que terá atraso pelo quinto mês consecutivo. “Nós tivemos que fazer uma decisão que seria optar em priorizar o pagamento do servidor em detrimento de qualquer outro, mesmo com todas as dificuldades”, declarou.
Neste mês, os aposentados irão receber logo após o pagamento dos funcionários ativos. Segundo Fábio Dantas, o repasse aos servidores inativos tem sido um ponto de grande esforço pelo governo. “Nós temos uma dificuldade maior que é aportar R$ 100 milhões por mês para pagamento dos inativos”, disse.
De acordo com governador interino, o ajuste tributário, com o aumento de alguns impostos, realizado recentemente colaborou para amenizar o problema de arrecadação. “A nível estadual surtiu efeito porque arrecadou R$ 60 milhões derivado desse aumento. Talvez a situação fosse muito pior do que está”, analisou.
Fábio Dantas disse que é preciso discutir sobre a Previdência. “O problema hoje é como vai ser financiada a Previdência, não só do Rio Grande do Norte, mas do país. O maior problema financeiro de um Estado é garantir o direito das pessoas que trabalharam ao longo de suas vidas e que precisam receber a aposentadoria”, comentou.
“Em qualquer lugar do mundo a aposentadoria precisa de quatro ativos para pagar um inativo. Alguém paga a conta”, afirmou o governador em exercício.
PORTAL NO AR
---------------------------------------------------------------------------------
O silêncio conivente sobre o desmonte do FUNFIR ainda vai render muita dor de cabeça para aposentados e pensionistas.

Lembro que o TCE-RN deu prazo até dezembro de 2016 para que o governo devolva ao FUNFIR os recursos que foram sacados após maio de 2015. A Corte considerou que os saques posteriores ao mês de maio foram ILEGAIS.

Escreveu o relator: "é dever do Estado recompor a mesma situação, preservando o patrimônio previdenciário dos servidores".

Vai cumprir ou o TCE vai entubar?

Leia também:

APÓS "MORTE" DO FUNFIR... O TCE ORDENA: LEVANTA DEFUNTO!

CONFORME PREVISTO, "BOM PARAIBANO' RASPOU O TACHO DO FUNFIR

RN: O "BREJO" PREVIDENCIÁRIO EM QUE A "VAQUINHA" SE METEU - PARTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário