domingo, 1 de outubro de 2017

O TERRITÓRIO USADO E O USO ATUAL DO TERRITÓRIO DO AGRESTE POTIGUAR

O conceito de território, no âmbito da Ciência Geográfica, vem sendo alvo de variadas compreensões. De Ratzel a Sack, do século XIX até meados do século XX, buscou-se compreender o território desde a ideia de posse sobre uma determinada área da superfície terrestre por um homem ou grupo de homens, até as estratégias tomadas pelos homens para afetar, influenciar e controlar outras pessoas numa dada delimitação espacial. 

Mais recentemente, especificamente na década de 1990, o geógrafo brasileiro Milton Santos formulou a concepção do território usado, que é considerado como sinônimo de espaço habitado, construído e reconstruído pelos homens, por meio de suas ações e relações. Para esse geógrafo, o território por si só não interessa às abordagens geográficas, constituindo-se em mera forma. 

O que interessa de fato à Geografia é o conteúdo do território, ou seja, o processo histórico de uso do território pelos homens, que revela os diferentes interesses dos diversos agentes sociais que atuam nesse uso. Seguindo essa concepção, procura-se no presente trabalho tecer breves reflexões sobre o conceito de território usado, atentando-se para o uso atual do território do Agreste Potiguar. 

Após a realização dessas reflexões, conclui-se que, no contexto atual, denominado por muitos de globalização, o território vem sendo usado de acordo com a lógica capitalista, que é geradora de desigualdades, contradições e combinações. Dentro dessa lógica, há agentes hegemônicos que se utilizam de suas forças para usar o território tomando como mero fundamento os seus próprios anseios, negligenciando as precárias situações de vida em que se encontram a maioria da sociedade. 

Para a consecução do trabalho recorreu-se à realização de pesquisa bibliográfica e empírica. A primeira consistiu na busca e na leitura de livros e textos que nos ajudassem a desenvolver as reflexões postas em tela acerca do território na perspectiva do seu uso. E a segunda consistiu em observações que fizemos no território do Agreste Potiguar, a fim de buscarmos compreender melhor o uso que vem sendo feito desse território.

AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário