Apodi: Programa "Pinto Caipira" estimula a avicultura

Programa "Pinto Caipira" tem estimulado a avicultura no município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte entre os produtores rurais. Em dois meses de projeto, 60 agricultores conseguiram comprar cerca de 3 mil aves pelo valor unitário de R$ 1. No mercado, o valor médio é de R$ 2,50.

De acordo com a agricultora Maria de Fátima Pinto, que comprou várias aves, os pintos são saudáveis e estão se desenvolvendo bem. "Quando eu boto a comida é aquela alegria deles voando ao redor de mim", disse ela, que pretende expandir o projeto quando os animais crescerem, através do abate dos machos, postura das fêmeas e venda de ovos.

O agricultor Anael Alves passou uma semana preparando o espaço para abrigar as aves, e conta os cuidados necessários para a criação dos pintos. "Tem que sempre mudar a água, colocar a ração na hora e fazer sempre a limpeza do chiqueiro".

Pelas regras do projeto, cada agricultor tem direito de comprar até 50 animais, que são disponíveis nas raças tricolor e pescoço pelado. Todas as aves são vacinadas e possuem atestado de sanidade. De acordo com o coordenador da Secretaria de Agricultura de Apodi, Fábio Gurgel, a meta é que 30 mil pintos sejam vendidos na região até maio de 2018, atendendo 600 famílias.

O programa "Pinto Caipira" é uma iniciativa da Prefeitura de Apodi com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Os interessados em participar do projeto, devem procurar o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater) do município de Apodi.


G1-RN

0 Response to "Apodi: Programa "Pinto Caipira" estimula a avicultura"

Postar um comentário