ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: uma Análise da Dívida Consolidada e dos Resultados Nominal e Primário dos Municípios Catarinenses.

Resumo


O presente estudo visa analisar se a LRF, como ferramenta de gestão fiscal, limita o endividamento público dos municípios catarinenses. Os dados analisados compreendem o exercício de 2015, com base nas informações divulgadas no SICONFI - Sistema de Informações Contábeis Fiscais do Setor Público Brasileiro – no período de 01/01/2016 até 30/09/2016. Para a consecução desse objetivo foram analisados o cumprimento do limite estabelecido pelo Senado Federal, o comportamento da dívida consolidada sobre o PIB e o cumprimento das metas de Resultado Nominal e Primário. Como resultado, obteve-se, que a LRF apesar de contar várias obrigações legais, ainda não cumpre seu papel quando à contenção de endividamento dos municípios.

Palavras-chave


Endividamento; Lei de Responsabilidade Fiscal; Dívida Pública.

Texto completo:


A Revista Conhecimento Contábil (UERN/UFERSA) é um periódico de publicação semestral, gratuita, exclusivamente por via eletrônica.
 ISSN: 2447-2921

0 Response to "ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: uma Análise da Dívida Consolidada e dos Resultados Nominal e Primário dos Municípios Catarinenses."

Postar um comentário