quinta-feira, 2 de agosto de 2018

PERSPECTIVA DA QUESTÃO REGIONAL Desigualdade, Estado e Desenvolvimento

Resumo


O presente trabalho surge no intento de esboçar as colaborações de Leonardo Guimarães Neto e Tânia Bacelar de Araújo ao debate do Desenvolvimento Regional no Brasil no período que compreende a segunda metade do século XX. 

Aborda a perspectiva dos autores, que entendem as desigualdades regionais como consequência de um processo bastante complexo de articulação e integração das regiões a partir de uma região hegemônica. Analisa o contexto dos indicadores econômicos e sociais das regiões brasileiras, problematizando os aspectos da concentração/desconcentração culminando num quadro de grandes desigualdades regionais. 

Ressalta-se a significativa ação governamental neste processo, apesar da mesma não ter sido capaz de redefinir a estrutura espacial da polarização constituída a partir da industrialização do país. Aponta-se para uma agenda política e institucional na construção e consolidação do debate da questão regional no Brasil, a partir da nova configuração do território nacional e de sua integração ao processo de globalização.

Palavras - chave: Desigualdades Regionais. Política e Desenvolvimento Regional. Organização espacial das atividades produtivas. Fragmentação e Descentralização.

Texto completo: PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário