terça-feira, 13 de novembro de 2018

Ruralidade, Agricultura Familiar e Desenvolvimento

A denominação 'agricultura familiar' abarca uma multiplicidade de situações, refletindo-se em diferentes recortes adotados nos estudos. Assim, não sendo uma definição de fácil apreensão, e dados os limites apresentados (acesso aos dados, representatividade ou tempo hábil), optou-se por dividir o texto em duas partes distintas, porém complementares. 

A primeira seção procura trazer contribuições que agregam elementos à reflexão sobre o tema numa perspectiva teórica; a segunda delineia um retrato da agricultura familiar a partir dos dados do Censo Agropecuário 2006, disponíveis no sítio do IBGE, em especial o banco disponível no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), organizado a partir do critério de agricultura familiar estabelecido pela Lei n.o 11.326 de 24 de julho de 2006. 

Sobre esse aspecto é preciso mencionar o escopo limitado da análise dos dados, uma vez que estes captam apenas parte dos beneficiários da ação pública devido ao reducionismo expresso no texto da lei. É preciso destacar ainda que os aspectos mais propriamente sociais não puderam ser suficientemente explorados, pois o Censo Agropecuário é uma pesquisa de caráter econômico, e a unidade de referência é o estabelecimento, e não a família ou domicílio, o que limita análises de cunho social.

AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário