quarta-feira, 14 de abril de 2021

DIVULGAÇÃO: CHAMADA DE ARTIGOS - Dossiê: Estratificação no século 21: desigualdades de oportunidades e trajetórias

Período para submissão de artigos: 1° de maio de 2021 – 30 de agosto de 2021

Organizadores: Sin Yi Cheung  (Cardiff University, UK ) ; Celi Scalon ( UFRJ) ; Fernando Tavares Jr.( UFJF)

MAIS INFORMAÇÕES: AQUI

Este número pretende reunir artigos originais que contribuam para o debate sociológico contemporâneo sobre a produção e reprodução das desigualdades. Apesar de ser um tema clássico da sociologia, a discussão sobre as múltiplas formas de estratificação e dinâmicas sociais que configuram trajetórias e oportunidades na sociedade contemporânea precisa ser atualizada e fortalecida. 

Propomos tratar não apenas a mensuração das desigualdades sociais, mas também articular os complexos processos sociais a partir de novas evidências empíricas sobre distribuição de riqueza, bem-estar e oportunidades de vida no século XXI. Com uma perspectiva comparativa internacional, neste número pretendemos fornecer uma análise aprofundada da persistente e crescente desigualdade em todo o mundo que tem recebido cada vez mais atenção da sociologia contemporânea. 

Os temas trazidos à luz em nossa proposta estão relacionados à distribuição espacial de grupos sociais e padrões de segregação; relações de trabalho e seu impacto nas chances de mobilidade; raça e etnia como aspecto-chave da diversidade responsável por níveis significativos de desigualdade; distribuição de riqueza em face das mudanças nas políticas sociais e nos regimes de governo. 

Estaremos atentos às diferentes trajetórias de transição da juventude à idade adulta e à terceira idade. Também é digno de nota que os rumos dos sistemas sociais, como educação e trabalho, receberão atenção especial, pois esperamos fornecer novos insights sobre os percursos sociais que reproduzem ou mudam o curso das oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário