quarta-feira, 14 de abril de 2021

"Impactos do Auxílio Emergencial na Renda e no Índice de Gini"

O Instituto de Economia da Unicamp lança, através do seu Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), a nota de conjuntura "Impactos do Auxílio Emergencial na Renda e no Índice de Gini", de Ricardo Gonçalves, Julio Cesar Nascimento, Ana Luíza Matos de Oliveira, Carolina Michelman, Ana Paula Guidolin e Guilherme Mello.

O estudo busca avaliar alguns impactos do Auxílio Emergencial (AE) vigente em 2020 sobre a renda dos brasileiros e sobre a distribuição de renda do país. Algumas questões norteiam o desenvolvimento da análise, como: qual o impacto da crise na renda do trabalho das famílias? Qual o impacto do AE na renda das famílias? Como o AE impacta as questões raciais e de gênero da desigualdade de renda? Assim, a ideia geral é estimar o impacto que o AE teve na renda das famílias, analisar o perfil das famílias que receberam o auxílio e, por fim, estimar o impacto do AE no Índice de Gini.

Para tanto, o estudo se ampara nos dados da PNAD Covid19 de novembro de 2020, disponibilizadas pelo IBGE. A nota está dividida em três partes, sem considerar esta introdução. A primeira explica como foi implementado o AE, aponta quem estava apto para receber e os valores instituídos para cada pagamento. A segunda parte explica rapidamente a base de dados da PNAD Covid19, as questões metodológicas e os exercícios propostos pelo trabalho. A terceira parte tece as conclusões acerca dos resultados da pesquisa.

Baixe a nota no site do IEhttp://bit.ly/Nota16Cecon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário