domingo, 16 de outubro de 2011

Perfil do endividado


A maioria das famílias brasileiras endividadas possui renda inferior a 10 salários mínimos e justifica o acúmulo de débitos pelas compras excessivas no cartão de crédito, pagamentos de carnês e crédito pessoal.

Estas são algumas das conclusões da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada mensalmente, em todos os estados, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada em abril de 2011.

Por família, a instituição entende todas as pessoas residentes de uma mesma casa. Dos 17.800 consumidores consultados, 64,8% consideram-se endividados. Mas há esperança: destes, apenas 8,4% disseram não ter condições de pagar suas contas.

Confira mais resultados da pesquisa no infográfico abaixo:

- 15,3% das famílias se consideraram muito endividadas em março de 2011, contra 14,5% em março de2010.
- 71,6% das famílias endividadas apontam o cartão de crédito como um de seus principais tipos de dívida, seguidos de 21,9% com carnês e 10,6% com financiamento de carros.
- O tempo médio de atraso, dentre as famílias com contas ou dívidas atrasadas, aumentou de 57,8 dias em 2010, para 58,6 dias em 2011.
- 29,0% das famílias endividadas estão comprometidas com débitos por até três meses, e 28,1% por mais de um ano.

Perfil do endividado 

Renda comprometida com dívidas aumentou entre as famílias endividadas: de 28,7% em abril de 2010 para 29,4% em abril de 2011.

Fonte: Portal Brasil

O endividamento, ainda que lentamente, tem contribuído para a desaceleração das vendas do comércio. É provável que ocorra um aumento da inadimplência e, consequentemente, maiores dificuldades para obtenção de crédito.

Ainda não é possível afirmar peremptoriamente, mas existem evidências de que pode ocorrer, no mínimo, uma diminuição significativa do crescimento da economia dos municípios de nossa região, altamente depende do setor de serviços (comércio incluso).

Depois do “boom” do consignado, crédito farto e outras “facilidades” chegou a hora de pagar a fatura...
 

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