Conceito:
A linha de isocusto representa todas as possíveis combinações de trabalho e capital que podem ser adquiridas a um custo total constante. A inclinação da linha de isocusto é a razão entre os preços dos insumos trabalho e capital. Se os preços dos insumos são fixos, a razão desses preços é fixa e a linha de isocusto é reta. A linha de isocusto não é reta apenas no caso em que a razão dos preços dos insumos varia com as quantidades utilizadas (FONTE).
Gráfico:
A curva de isocusto (sempre uma reta), comparando os insumos capital (K) e trabalho (L) |
O que afeta as curvas?
Analisamos a curva isocusto de modo análogo a reta orçamentária (consumidor). A inclinação da reta orçamentária é afetada pelos preços dos bens combinados, do mesmo modo, a inclinação da reta de isocusto é afetada pelo preço dos fatores de produção.
Do mesmo modo, a reta de isocusto será deslocada para direita quando a capacidade da empresa em combinar mais fatores de produção aumenta, o raciocínio inverso é válido.
Isocusto e a isoquanta
Quando as curvas de indiferença interceptam a reta orçamentária, afirmamos sobre a maximização da satisfação do consumidor frente às suas limitações de renda. Analogamente, quando as curvas de isoquantas interceptam a reta de isocusto, afirmamos sobre a determinação da combinação ótima dos fatores frente à limitação da firma.
Combinação ótima de fatores no ponto E, onde o isocusto B tangencia a isoquanta q40 |
Material interessante:
Explicação sobre isocusto: AQUI
Exercício sobre isocusto: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário