segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa


 
Publicação tem como objetivo disponibilizar um conjunto de dados sobre o perfil e a dinâmica das Micro e Pequenas Empresas...

As micro e pequenas empresas brasileiras estão elevando salários e contratando mais. Essa é a conclusão do Anuário do Trabalho desenvolvido em parceria entre Sebrae e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O levantamento mostra a evolução na geração de renda e na criação de postos formais de trabalho nos micro e pequenos negócios de todo o país, no período de 2000 a 2010.

Em 2010, no Brasil, 6,1 milhões de estabelecimentos eram responsáveis por 14,7 milhões de empregos formais privados não-agrícolas. Com as mudanc
̧as tecnológicas e nos processos de trabalho que ocorrem nas grandes empresas, os micro e pequenos empreendimentos assumem papel significativo na geração de postos de trabalho.

Na década de 2000, as MPEs geraram 6,1 milhões de empregos. Além disso, por se concentrarem nos setores do comércio e servic
̧os, tendem a apresentar indicadores positivos imediatos com mudanças progressivas no padrão de distribuição de renda do país.

A edic
̧ão deste ano conta com valiosa reformulação, ao apresentar um texto introdutório com os principais destaques da publicação, revelando desempenho na década de 2000, do número de estabelecimentos, empregos formais, além da evolução do número de empregadores e trabalhadores por conta própria no país.

Leia o estudo completo Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010 (PDF, 204 páginas)

Conheça também o ambiente virtual Sistema de Consulta, que contempla o conteúdo do Anuário, permitindo a realização de pesquisas por tema, grupo, localização geográfica, entre outros parâmetros.

Para conhecer as edições anteriores, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário