segunda-feira, 5 de março de 2012

Consumo deve permanecer aquecido no Nordeste


Dados recém divulgados da pesquisa Pyxis Consumo, com base de dados do Ibope Inteligência, reforçam a opinião dos analistas que o consumo no Nordeste deve continuar muito aquecido em 2012 independente de cenário interno ou externo. De acordo com a pesquisa o Nordeste pode ultrapassar neste ano o potencial de consumo da Região Sul, ficando atrás apenas da Região Sudeste.

Estes resultados espelham o bom momento da economia nordestina, puxada inicialmente pelos pesados investimentos federais em infraestrutura, gastos sociais e, é claro, maior facilidade ao crédito para as classes de menor renda. Adicionalmente, por ser uma Região preponderantemente pobre os resultados induzidos pelo multiplicador da renda a medida em que ela é se torna melhor dividida, efeito esperado dos programas sociais, tendem a ser mais elevados.

Porém, nem tudo são flores. Os indicadores de emprego e renda vem mostrando consistentemente que o principal resultado positivo vem sendo apenas a redução na taxa de desemprego, pois não há qualquer destaque no comportamento do salário médio.

Os resultados mais recentes para a produção, de 2009, também não são consistentes com tal apetite de consumo dos nordestinos onde, neste ano, o produto cresceu em termos reais apenas 1% contra – 0,3% do Brasil e 2,5% do Centro-Oeste, que foi a Região que cresceu mais. O comportamento médio dos indicadores nordestinos continua a acompanhar os das demais Regiões e isto pode significar, em último caso, que um estouro de bolha de consumo possa surgir nos próximos anos.

Por: Fernando Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário