A criatividade como diferencial
Sonhe, imagine, analise e ponha em prática. Faça diferente! Qualquer
hora é hora qualquer lugar é lugar para criar
Criatividade para quê? Como gerar ideias? Ser criativo é ser diferente? Essas
são as primeiras perguntas que surgem na nossa consciência.
Eu tenho que ser criativo? Ser
diferente? Ou é apenas mais um requisito a ser exigido pelas empresas?
Estamos acostumados a considerar a criatividade como algo pessoal,
intransferível e eloquente. Engano nosso! É algo que poderá ser desenvolvido e
que deve fazer parte da nossa vida, do nosso estio, da nossa competência e
comportamento.
Sem grandes investimentos a empresa poderá propiciar ações criativas, dando a
liberdade de opinar, errar, aprender com estes erros e, principalmente, de
buscar alternativas de diferenciação nos produtos e serviços.
Hoje em dia, o ato de criar ou inovar não se restringe apenas ao empreendedor.
É necessário que haja uma ação conjunta entre empregados e empreendedor.
Buscar o diferencial é oferecer algo a mais do que o cliente esperava, atrair
sua preferência, adaptar-se ás suas necessidades, modificar produtos, buscar
soluções, estratégicas, fugir do convencional.
A criatividade é um fenômeno que se move entre os atributos dos homens e as
exigências da sociedade.
Considerando que as empresas fazem parte de uma sociedade o incentivo à
criatividade implica num bem que é criado para a mesma.
A empresa deverá investir em cursos que despertem no empregado a sua
imaginação, experimentação, objetivando inovações, melhorias nos processos,
racionalização de mão-de-obra, de materiais e tecnologia, comunicação eficaz,
etc.
Dentro do cenário atual do país, não há dúvida de que o trabalhador possui
condições básicas para tornar-se uma pessoa mais criativa do que já é. Muito
embora a socialização e a cultura de algumas organizações tende a diminuir esta
potencialidade, principalmente pelas práticas das ações rotineiras.
Trata-se de recursos valiosos de que dispomos e que necessitam ser cultivados
pelas organizações através de técnicas de geração de idéias, de resolução
criativa de problemas, analogias inusuais, pensamentos divergentes e
convergentes. etc.
Dessa forma, todos poderão sonhar,
analisar, testar e posteriormente concretizar a idéia inicial.
Cabe também ressaltar a
importância do envolvimento geral da organização desde a presidência até os
cargos operacionais, nos programas de implantação de criatividade.
Ou seja, deverá fazer parte da
estratégia e da cultura da organização.
Podemos perceber uma grande revolução quebra de paradigmas, onde não somente os
chefes e o empreendedor devem ser criativos na organização.
A criatividade está relacionada com processos de pensamento, imaginação,
intuição e originalidade. Podemos perceber que se trata de características
importantes para um profissional de sucesso, ao lado, é claro, dos
conhecimentos técnicos e demais habilidades necessária.
Estimular a criatividade é estimular também a flexibilidade, a visão de futuro,
a autonomia, os trabalhos em equipes, a liderança, buscar soluções alternativas
etc. Num mundo de mudanças, marcado por turbulências e incertezas; tudo isso
torna-se fundamental.
A criatividade humana não é
temporal, é um patrimônio do ser humano e que deve ser compartilhado nesta
sociedade. Ou seja, devemos criar ou inovar algo a ser aproveitado pela
sociedade. Em alguns casos, é necessário mudar de pensamento.
Desta forma, não há hora marcada para criar, pois tal prática deve ser
constantemente estimulada e desenvolvida pelas empresas através de uma
sistematização e preparação das mesmas para este novo cenário.
Devemos estar constantemente
criando estratégias de ação, soluções diferentes para os diversos problemas nas
organizações, criando novos produtos, inovando os já existentes. Só assim as
empresas se tornarão criativas e competitivas.
Por ser o ato de criar compartilhado com a sociedade, a organização deve
servi-la.
Nada mais justo, então, desenvolver a criatividade para a superação das
expectativas dos clientes.
Quais as vantagens de atuarmos com pessoas criativas?
· Serem empreendedoras;
· Curiosas e atualizadas;
· Agressivas e
auto-suficientes;
· Persistentes e perseverantes;
· Autônomas e corajosas;
· Sempre bem-informadas;
· Auto- disciplinadas em busca
da auto - realização; e
· Auto- motivadoras e
motivantes.
Obstáculos que impedem a
criatividade
· Velhas idéias, paradigmas, chavões;
· Fronteiras, dificuldades
imaginárias;
· Conformismo;
· Desistência;
· Preguiça mental;
· Medo do ridículo e de errar,
tudo tem que dar certo;
· Pouco ou nenhum incentivo por
parte da organização;
· Excesso de lógica;
· Resistência à quebra de
modelos mentais.
Ventos favoráveis que facilitam a criatividade
· Motivar as pessoas a ver a realidade sob novos ângulos;
· Usar imagens visuais,
auditivas;
· Gerar idéias fluidas, sem
julgamentos;
· Perceber, observar coisas que
não são percebidas pelos demais;
· Brincar com as idéias,
criando multiplicidade;
· Buscar conciliação de
opostos;
· Usar os erros cometidos para
aprendizagem;
· Quebrar padrões, rotina, etc;
· Predisposição interna;
· Humor;
· Desafie as normas; e
· Receptividade as novas
idéias, tanto as suas como as dos demais.
Melhores momentos do Oscar da Criatividade
· Cantando no chuveiro.
· No trânsito, na fila do
ônibus, no metrô.
· Escutando um sermão, dos mais
diversos.
· Fazendo trabalhos manuais.
· Durante a insônia.
· Academia de ginástica.
· Durante reuniões
improdutivas.
· Na casa da sogra.
· No ócio.
· Ou sob pressão.
Fonte
FELLIPE, Maria Inês. A criatividade como
diferencial. Disponível em:
<http://www.mariainesfelippe.com.br/artigos/artigos.asp?registro=02>.
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