sexta-feira, 11 de maio de 2012

mantega e a inflação...


O Min. Guido Mantega disse o seguinte quando questionado sobre o IPCA de Abril (AQUI):


"Continuamos com inflação muito menor do que no ano passado. Existem razões, como a elevação do cigarro, de 15% [para o crescimento da inflação em abril]. Foi o maior vilão da inflação. Tivemos feijão, empregada doméstica, alguns itens que elevaram. Porém, nada preocupante porque ela vai continuar em trajetória menor do que no ano passado"


Ele só esqueceu de dizer que esse item tem pouco peso no índice. O IBGE disponibiliza os resultados por subitem (veja AQUI). De fato o cigarro subiu 15,04%. Acontece que o peso no índice é de 0.77%.


O que importa é o 0,64%! Que foi o que subiu o IPCA como um todo.



A inflação não foi um fenômeno isolado, como o ministro gostaria que fosse. De fato o cigarro subiu muito. Mas, a idéia de citar um produto e tentar passar a idéia que o índice não reflete o nível de preços e sim casos isolados é o fim da picada. O índice é uma média ponderada dos preços. Meus alunos de primeiro período sabem isso. Ele foi construído para refletir o nível geral de preços da economia. Todo mês tem maior alta e outro que tem maior queda.


O mais impressionante é que todos os meses os jornalistas caem nessa!


PS: Ele poderia ter sido ainda mais teatral e dito que o Tucunaré já acumula alta de 31,1% no ano e que vai tomar medidas! Ou ainda, que a alta de 43,94% no ano do feijão-carioca (rajado) deve ser combatida com rigor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário