quarta-feira, 6 de junho de 2012

sobre a reportagem do profissão repórter...

Equipamentos para UTI não estariam sendo utilizados pela falta de filtros que custam 'somente' R$9,00. 'Isso' é toda a verdade? É claro que não. E quem trabalha na UTI sabe de toda a verdade. Vamos lá. Os equipamentos estão no Hospital já algum tempo e faltam realmente filtros, mas o que é mais necessário para colocar os equipamentos em funcionamento é que seja realizado um processo de licitação para contratação de empresa especializada na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, inclusive com substituições de peças. É uma etapa burocrática? É, mas a lei exige seu atendimento e a SESAP informou ao programa que está cuidando disso.

Faltam insumos básicos? Faltam. O ex secretário estadual de saúde, Domício Arruda, afirmou em algumas entrevistas que a SESAP tinha uma dívida com fornecedores que já ultrapassariam R$80 milhões (a maior parcela ainda referente ao ano de 2010). É possível obrigar o fornecedor entregar um produto? Quando existe uma dívida é impossível. Pode-se suspender o atendimento? O Hospital recebe os pacientes graves de toda região e embora com inúmeras dificuldades, os profissionais COMPROMETIDOS com a saúde pública salvam muitas vidas.

Vejam os dados levantados pelo Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica:

Foram realizadas em 2011: 3.373 internações;

Ocorreram 247 transferências;

Atendimentos no Pronto socorro:

Janeiro

4.771

Fevereiro

5.525

Março

6.293

Abril

4.765

Maio

3.241

Junho

2.793

Julho

3.013

Agosto

3.184

Setembro

3.253

Outubro

3.339

Novembro

3.346

Dezembro

3.330

Funcionários do hospital estão cobrando para acompanhar os pacientes? Não. A pessoa que estava na ambulância NÃO É SERVIDORA do Hospital e a SESAP já informou que será realizada uma sindicância para apurar as responsabilidades.

E a ambulância? Realmente precisa de investimentos, mas não podemos pará-la para realizar os serviços necessários. Então, não existe solução? Mais uma vez, e sempre deve ser dessa forma, cumpriu-se o que manda a Lei. Realizou-se, a partir da abertura orçamentária, um processo de licitação para recuperar as ambulâncias (manutenção). Como o hospital tem duas ambulâncias, mandou-se a mais comprometida (que não tinha condições de viajar) para a empresa ganhadora da licitação realizar os serviços e assim que estiver apta ao transporte seguro dos pacientes será realizado o serviço no outro veiculo.

E as carcaças de duas ambulâncias no pátio do hospital?

São veículos inservíveis há muitos anos e já foi remetido memorando nº. 573/2011, de 21/12/2011 ao setor de transportes em Natal solicitando a remoção.

Item

Especificação

Placa

Ano

RENAVAM

01

VM Parati CL 1.6 mi

MXO 0501

1997

69215960

02

VM Parati CL 1.6

MXO 0235

1997

69695334

Creio que serão leiloados como sucata.

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