sobre a reportagem do profissão repórter...
Equipamentos para UTI não estariam sendo utilizados pela falta de
filtros que custam 'somente' R$9,00. 'Isso' é toda a verdade? É claro que não.
E quem trabalha na UTI sabe de toda a verdade. Vamos lá. Os equipamentos estão
no Hospital já algum tempo e faltam realmente filtros, mas o que é mais
necessário para colocar os equipamentos em funcionamento é que seja realizado
um processo de licitação para contratação de empresa especializada na manutenção
preventiva e corretiva dos equipamentos, inclusive com substituições de peças.
É uma etapa burocrática? É, mas a lei exige seu atendimento e a SESAP informou
ao programa que está cuidando disso.
Faltam insumos básicos? Faltam. O ex secretário estadual de saúde,
Domício Arruda, afirmou em algumas entrevistas que a SESAP tinha uma dívida com
fornecedores que já ultrapassariam R$80 milhões (a maior parcela ainda
referente ao ano de 2010). É possível obrigar o fornecedor entregar um produto?
Quando existe uma dívida é impossível. Pode-se suspender o atendimento? O Hospital recebe os pacientes graves de toda região e embora
com inúmeras dificuldades, os profissionais COMPROMETIDOS com a saúde pública
salvam muitas vidas.
Vejam os dados levantados pelo Núcleo Hospitalar de Vigilância
Epidemiológica:
Foram realizadas em 2011: 3.373 internações;
Ocorreram
247 transferências;
Atendimentos
no Pronto socorro:
Janeiro
|
4.771
|
Fevereiro
|
5.525
|
Março
|
6.293
|
Abril
|
4.765
|
Maio
|
3.241
|
Junho
|
2.793
|
Julho
|
3.013
|
Agosto
|
3.184
|
Setembro
|
3.253
|
Outubro
|
3.339
|
Novembro
|
3.346
|
Dezembro
|
3.330
|
Funcionários do hospital estão cobrando para acompanhar os
pacientes? Não. A pessoa que estava na ambulância NÃO É SERVIDORA do Hospital e
a SESAP já informou que será realizada uma sindicância para apurar as
responsabilidades.
E a ambulância? Realmente precisa de investimentos, mas não podemos
pará-la para realizar os serviços necessários. Então, não existe solução? Mais
uma vez, e sempre deve ser dessa forma, cumpriu-se o que
manda a Lei. Realizou-se, a partir da abertura orçamentária, um processo de
licitação para recuperar as ambulâncias (manutenção). Como o hospital tem duas ambulâncias,
mandou-se a mais comprometida (que não tinha condições de viajar) para a empresa
ganhadora da licitação realizar os serviços e assim que estiver apta ao
transporte seguro dos pacientes será realizado o serviço no outro veiculo.
E as carcaças de duas ambulâncias no pátio do hospital?
São veículos inservíveis há muitos anos e já foi remetido memorando
nº. 573/2011, de 21/12/2011 ao setor de transportes em Natal solicitando a
remoção.
Item
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Especificação
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Placa
|
Ano
|
RENAVAM
|
01
|
VM Parati
CL 1.6 mi
|
MXO 0501
|
1997
|
69215960
|
02
|
VM Parati
CL 1.6
|
MXO 0235
|
1997
|
69695334
|
Creio que serão leiloados como sucata.
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