As curvas de demanda do mercado têm origem no consumidor. Quando um consumidor adquire um bem ou faz uso de um serviço, ele obtém satisfação com a posse desse bem, que é percebida como a utilidade do bem. A utilidade total obtida de um bem atinge um nível de saturação, a certo nível de quantidade adquirida, e a partir daí começa a cair, por diversos fatores, como por exemplo, as dificuldades de armazenagem.
Daí surge o conceito de utilidade marginal decrescente. Um indivíduo que obtém satisfação ou utilidade de cada bem ou serviço deve ter a capacidade de comparar diferentes situações restritivas ou custos, e determinar suas preferências dentre eles. Assim, a função preferência é determinada por um conjunto ordenado de preferências de acordo com as condições restritivas de recursos a serem trocados pelos bens.
A função preferência é caracterizada por duas relações: preferência e indiferença.
A expressão matemática da função preferência é...
f=f ( x i, x i+1,..., xn) para i variando de 1 a n
onde: xi = quantidades da i-ésima mercadoria
f= orçamento, ou total de recursos disponível para a obtenção da mercadoria.
Isto quer dizer que o consumidor deverá compor sua cesta de bens tendo como restrição sua disponibilidade financeira para comprá-los. A preferência está sendo expressa aqui pelas quantidades diferenciadas dos bens, consumindo-se mais de um bem em detrimento do consumo de outro. As quantidades dos bens expressam, de forma quantitativa, as preferências do consumidor. No caso de consumo ou uso da informação pode-se adaptar a função preferência como...
f= f ( x i, x i+1,..., xn) para “i” variando de 1 a “n”
onde:
xi: volume de informações úteis, obtidas por visita, o que pode ser interpretado como um acesso a determinado sistema de informações, ou mesmo uma consulta a um provedor de informações. Pode ser calculada através da razão entre o volume, – neste caso visto como quantidade de itens – de informações recuperadas e o volume de informações úteis. Este resultado pode ser considerado como um índice de utilidade da cobertura.
f:orçamento – custo –, ou tempo despendido para a realização da consulta.
Fonte
DIAS, Raquel. A Função Preferência. Resi. Campo
Largo, jul. 2003.
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